Ato cívico e militar terá, neste ano, o tema “Vinhedo, pela paz”; evento iniciará às 8h30 e será na Rua Nove de Julho
Há 12 dias da data que celebra a proclamação da independência do Brasil, 7 de setembro, as Escolas Municipais (EMs) e os Centros de Educação Infantil (CEIs), da Prefeitura de Vinhedo, já estão bastantes envolvidos nos preparativos das atividades e apresentações que serão feitas pelos alunos da Rede Municipal de Ensino durante no desfile oficial, que será realizado em comemoração a esta importante data histórica ao Brasil.
Nas unidades escolares da Prefeitura de Vinhedo, os alunos e educadores confeccionam com muita dedicação, criatividade e carinho os figurinos, bandeiras e muitos outros materiais que serão exibidos à população em celebração à data durante o ato cívico, que neste ano terá o tema “Vinhedo, pela paz”. Dentro da temática principal, inclusive, as escolas municipais também escolheram as mensagens que levarão à população e que estamparão as faixas que anunciarão a entrada de seus estudantes pela Rua Nove de Julho, local do desfile.
Os alunos de educação infantil, por exemplo, levarão ao desfile a mensagem “Cultivem a paz, os bons hábitos se aprendem na infância”, enquanto que cada escola municipal de ensino fundamental I e II apresentará a sua própria frase em celebração à data: “Semeando a paz, o mundo colherá” (EM Abel Maria Torres), “A Paz é a única forma de nos sentirmos humanos” (EM CIC Eduardo Von Zuben), “Educação para a paz” (EM Dom Mathias), “Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza da família vinhedense”, (EM Dr. Abrahão Aun), "Não existe um caminho para a paz, a paz é o caminho" (EM Dr. Jair Mendes de Barros), “A paz exige quatro condições essenciais: verdade, justiça, amor e liberdade” (EM Integração), “Paz e pais na escola” (EM Professor André Franco Montoro), “A mais nobre alegria dos homens que governam é saber que seu povo está em paz” (EM Professor Cláudio Gomes), “Somos os futuros soldados em defesa da paz em nosso País” (EM Professor Ricardo Junco Neto), “Música: um elo de paz entre os povos!” (EM Professora Antônia do Canto e Silva Cordeiro), “Que na alegria das cores possamos encontrar a paz tão desejada!” (EM Professora Magdalena Lébeis) e “A educação é o único meio para a prática de valores sociais, à harmonia das relações e o caminho certo à promoção da paz no universo” (EM Professora Maria de Lourdes Von Zuben).
O tradicional desfile de 7 de setembro, em Vinhedo, terá início às 8h30 e será realizado na Rua Nove de Julho, partindo do cruzamento com a Rua Manoel Matheus em direção à Rua Jundiaí. O palanque oficial às autoridades ficará na Avenida Dois de Abril, em frente à Rua Nove de Julho, via que receberá decoração especial, com tecidos nas cores do Brasil e do município, para o ato cívico. Mais de dois mil estudantes da Rede Municipal de Ensino levarão à Rua Nove de Julho os trabalhos produzidos em celebração à data, inclusive os alunos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que levarão aos munícipes a mensagem “Educar pela paz”.
Além das apresentações dos alunos da Rede Municipal de Ensino, o desfile de 7 de setembro contará com a Corporação Musical de Vinhedo, que fará a apresentação do Hino Nacional; a Fanfarra Municipal de Vinhedo (Famuvi), o grupo de fanfarra do Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos de Idosos – Grupo Bem Viver, da Secretaria Municipal da Assistência Social; e os alunos atendidos pelo Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi). As fanfarras das escolas municipais serão conduzidas por um profissional da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Também participarão do ato cívico integrantes do grupo Escoteiros Vinhedo e das corporações da Polícia Militar (PM), da Guarda Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal de Saúde, com as ambulâncias; e os alunos das escolhinhas esportivas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, nas modalidades de capoeira, ginástica artística, caratê, judô e taekwondo.
A concentração dos grupos que irão desfilar no ato cívico no próximo dia 7 será ao entorno da EM Integração, a partir das 8 horas. Nesta data, o estacionamento existente próximo à Rua Luiz Paffaro e parte das ruas Manoel Matheus e Monteiro de Barros ficarão interditadas.
Trânsito
À realização do desfile, a Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social fechará alguns trechos da região Central no dia da atividade, no horário das 7 às 14 horas. Neste período ficarão fechadas ao desfile as ruas: Nove de Julho, no trecho da rua Jundiaí até João Pinheiro, a Manoel Matheus (fechamento com a Monteiro de Barros, incluindo as mediações da EM Integração); a João Pinheiro (fechamento com a Humberto Pescarini); a Riachuelo (fechamento com Humberto Pescarini e Nove de Julho); e a dos Vereadores, na Praça Comendador Paulo Storani.
O ponto de ônibus que fica na Praça Vereadora Maria Ajjar Rodrigues, no Centro, será transferido para a Rua Santa Cruz, na altura do cruzamento com a Rua Anésio Augusto do Amaral. Já a Rua Dois de Abril terá o trânsito interditado em 6 de setembro, a partir das 19 horas. Para orientar os motoristas, a equipe da Secretaria de Transportes e Defesa Social fará a organização do trânsito na data do desfile e colocará faixas e cartazes avisando sobre o fechamento das ruas.