Medida pioneira na Rede Municipal de Ensino tem sido efetiva no atendimento a estudantes com idade avançada em relação ao seu ano de estudo e tem colaborado ao desenvolvimento pessoal e escolar destes educandos
A fim de colaborar ao processo de aprendizagem de alunos que estão com a idade defasada em relação ao ano escolar indicado à sua faixa etária, a Prefeitura de Vinhedo estruturou um projeto inovador e que colabora efetivamente na recuperação do conhecimento e também da autoestima de estudantes em situação de defasagem escolar. Denominado “Novo Tempo”, a iniciativa é desenvolvida na forma de projeto-piloto na Rede Municipal de Ensino desde maio e envolve, atualmente, três turmas, formadas por 54 alunos do 6º ano do ensino fundamental II.
O projeto-piloto foi estruturado pela Secretaria Municipal de Educação para proporcionar aos educandos nesta situação a oportunidade de se adequarem à idade-série exigida à sua faixa etária e, com isso, contribuir à continuidade e à sua progressão nos seus estudos. No projeto-piloto os alunos em situação de defasagem escolar frequentam classes especialmente criadas ao atendimento de sua faixa etária – entre 12 anos e seis meses e 16 anos de idade – e têm atendimento mais individualizado, para que avancem em seu desenvolvimento escolar e para que superem suas fragilidades pedagógicas. As aulas do “Novo Tempo” acontecem no período da tarde nas Escolas Municipais (EMs) Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben, que tem uma turma; e Professor André Franco Montoro, que tem duas turmas.
Para que seja possível intensificar junto aos alunos a aprendizagem de conteúdos que não foram assimilados em determinado período de sua aprendizagem, as aulas do “Novo Tempo” preveem contato com uma abordagem didática mais aprofundada dos conteúdos de língua portuguesa e matemática, o que permite melhor prepará-los ao ano de estudo que deveriam cursar em sua idade real. Com isso, a Secretaria Municipal de Educação informou que foram criadas mais condições para que estes educandos possam prosseguir com os estudos, para que acompanhem melhor os conteúdos ministrados e para que, principalmente, não deixem a sala de aula e para que possam progredir em sua formação escolar de acordo com o que é esperado em sua faixa etária.
Como funciona
Anteriormente, os estudantes inseridos no “Novo Tempo” frequentavam a escolaridade com crianças e pré-adolescentes de 10 a 12 anos, isto é, fora de sua faixa etária em relação ao seu ano real de estudo. A partir do desenvolvimento do projeto-piloto, passaram a trabalhar melhor suas dificuldades e necessidades de aprendizagem com outros estudantes da mesma idade e com base em uma grade curricular diferenciada, criada especialmente para melhor atendê-los. “É interessante ver como agora estes alunos se sentem mais à vontade para perguntar e como autoestima deles aumentou, pois antes se sentiam deslocados e isso gerava outras consequências, como desinteresse e indisciplina em sala de aula. Agora, eles têm mais perspectivas para avançarem em seus estudos e estão totalmente focados em seu desenvolvimento escolar. Podemos perceber, inclusive, o aumento de interesse dos alunos no dia a dia, pois têm rendido muito mais e aproveitado com responsabilidade o tempo de estudo”, comentou o professor de História e Geografia das turmas, professor Paulo Rodrigues de Andrade.
A grade curricular especial do projeto-piloto, que segue até o fim deste ano letivo, tem como base três módulos de aprendizagem: português e inglês, matemática e ciências e história e geografia. O planejamento didático ainda contempla – além do desenvolvimento das abordagens programáticas individualizadas – outras atividades didáticas em duplas e em trios, que enfocam diferentes questões de aprendizagem e que aprimoram o processo de alfabetização e a compreensão matemática pelo aluno participante.
Ao fim do ano letivo, os estudantes incluídos no “Novo Tempo” serão avaliados para saber se podem prosseguir com os estudos e de acordo com o aproveitamento individual de cada um. A cada um dos estudantes ainda será possibilitada a reclassificação até para o oitavo ano do ensino fundamental II.
Desenvolvimento
Os trabalhos do “Novo Tempo” serão desenvolvidos até o fim do ano letivo e de forma conjunta pela equipe técnica e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. O projeto-piloto conta, ainda, com a participação ativa dos diretores e dos coordenadores pedagógicos das EMs nas quais é promovido, com um professor coordenador do projeto e professores especialistas, além de prever acompanhamento psicológico aos participantes.