De acordo com diretores, será o maior investimento da história da multinacional feito em um único país: 75 milhões. Início da produção está prevista para abril de 2013
A empresa Kärcher, pioneira e líder mundial no desenvolvimento de soluções completas para limpeza, confirmou na manhã desta quarta-feira, dia 11, a escolha de Vinhedo para a transferência da sua sede. Para marcar o anúncio, o membro do conselho global da Kärcher, o alemão Markus Asch; o diretor geral da empresa no Brasil, Abílio Cepêra; o diretor financeiro Pedro Oliveira e o diretor industrial Gustavo Hirsch participaram da solenidade da primeira escavação feita no terreno localizado na Rodovia Miguel Melhado Campos, no Distrito Industrial.
O investimento de R$ 75 milhões no projeto visa realizar a mudança da unidade industrial e administrativa que está localizada hoje em Paulínia, o que acarretará no aumento de 20% da capacidade de produção, segundo a assessoria de imprensa da empresa. “Esse será o maior investimento feito em um país na história da Kärcher”, comentou o diretor geral da empresa. De acordo com ele, Vinhedo se tornará o centro referência da Kärcher na América Latina. A empresa fabrica anualmente no Brasil cerca de 600 mil unidades de lavadoras de alta pressão, sendo 56 mil de uso profissional.
A fábrica, que atualmente ocupa 11 mil m², será implantada em um terreno de 116 mil m², sendo 32 mil de área construída. “Encontramos em Vinhedo um local perfeito, privilegiado para confiar a instalação da nossa nova empresa. Estamos muito confiante da decisão tomada no mercado brasileiro e na cidade de Vinhedo. Para a Kärcher não basta investir, mas sim integrar e fazer parte da comunidade da cidade”, disse o alemão Markus Asch.
De acordo com o diretor geral da Kärcher, Abílio Cepêra, a expectativa é gerar 100 novos empregos a cada ano de crescimento da empresa.
A Kärcher registrou crescimento em 2011, totalizando um índice mundial de 1,7 bilhão de euros na área de serviços, sendo a subsidiária brasileira a mais representativa em toda a América Latina. A companhia avalia que o país é de grande importância na estratégia de crescimento global e se torna um dos principais focos de investimentos do grupo. “No Brasil, registramos crescimento de 18%, comprovando a excelente aceitação da nossa linha no mercado, alinhada à mecanização do setor de limpeza”, afirma Cepêra.
No Brasil, além da sede, existem mais de 800 pontos de assistência técnica, e a empresa tem ampliado o número de lojas próprias no País. Os Kärcher Centers são showrooms que reúnem soluções, inovações e assistência técnica em um espaço diferenciado.
Somam-se às filiais abertas em 2011 no Rio de Janeiro (RJ) e de Indaiatuba (SP) as lojas de Porto Alegre (RS) e Contagem (MG), as primeiras lançadas este ano. E outras estão a caminho, em 2012, como a filial de Recife (PE) prevista para ser inaugurada em agosto. E ainda tem Curitiba (PR) e Campinas (SP) como prováveis destinos.
Os principais produtos das linhas Casa & Jardim, Profissional e Industrial são encontrados nos Kärcher Centers. A empresa oferece soluções para as mais diferentes necessidades de limpeza, tanto para aplicações leves como de alta intensidade, com máxima tecnologia, desempenho e sustentabilidade, proporcionando a melhor relação custo-benefício.