Local deverá atender cerca de 50% da demanda de pacientes que utilizam os serviços gratuitamente na Rede Municipal de Saúde
Pacientes dos bairros da região da Capela, Altos do Morumbi, Casa Verde, Jardim Eldorado e Santa Cândida não precisarão mais se deslocar até o Jardim São Matheus para utilizarem serviços de fisioterapia. A partir desta quinta-feira, dia 16, está em funcionamento na Rua Juliana Von Zuben Degelo, 105, Capela, o novo Centro de Fisioterapia de Vinhedo, inaugurado pelo prefeito Milton Serafim, em solenidade realizada no dia 15. Além da secretária de Saúde, Nadia Capovilla e demais secretários, estiveram presentes o presidente do Legislativo, Adriano Corazzari, os vereadores Ana Genezini, Rubens Nunes, Donizete Lopes, Izael Viel, Carlinhos Paffaro, Marcio Melle, José Roberto Gomes da Silva Junior, conhecido como Junior Choca (suplente do PPS que deverá tomar posse na próxima semana no lugar de Junior Vendemiatti) e usuários dos serviços oferecidos pela Rede Municipal de Saúde.
O objetivo da atual administração em inaugurar o novo prédio é proporcionar mais comodidade aos moradores da região da Capela que até a inauguração da nova unidade de saúde precisavam se deslocar até o Centro Médico do Jardim São Matheus, onde estavam concentrados na Rede Municipal de Saúde os serviços de fisioterapia gratuitamente. Cerca de 50% dos pacientes que precisam realizar os procedimentos de fisioterapia moram próximos da Capela.
“O Centro de Fisioterapia é fruto de um trabalho em equipe. Começou pelo poder executivo, que teve iniciativa e vontade de desenvolver este projeto, foi aprovado pelo poder legislativo e pelo Conselho Municipal de Saúde e passou por nossos funcionários que percorreram diversas áreas até encontrar este prédio para montarmos o Centro de Fisioterapia. Digo sempre que ninguém é tão bom como todos nós juntos, porque em conjunto pensamos no principal bem comum que é o nosso povo. A entrega deste prédio era de grande necessidade, cada detalhe foi pensado para atender melhor os usuários. No ano passado foram atendidos 10 mil pacientes no Setor de Fisioterapia do Centro Médico. A nossa proposta é atender aqui na Capela cerca de 5 mil pacientes em 2012”, declarou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, em seu discurso na inauguração do novo prédio.
O presidente do Legislativo, Adriano Corazzari, agradeceu ao prefeito Milton Serafim por mais um investimento realizado na Capela. “Como morador da Capela é com grande felicidade que participo da inauguração de mais este prédio no segmento da saúde. Esta administração, comandada pelo prefeito Milton Serafim trabalha por nosso povo. A união dos poderes legislativo e executivo tem um único objetivo: melhorar a vida do nosso povo”, disse o vereador.
De acordo com o prefeito Milton Serafim investimentos na área da saúde são prioridades neste governo, já que é dever do administrador proporcionar qualidade de vida ao seu povo. “Em 2008, quando elaborávamos o nosso plano de governo analisamos todas as necessidades existentes em Vinhedo e na região da Capela, pelo seu crescimento populacional, constatamos que é necessário investir cada vez mais em infraestrutura. Precisamos caminhar projetando o futuro e pensando no bem estar de quem mais precisa. Recentemente inaugurados o CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher – um local específico para cuidar de pessoas do sexo feminino. Cuidando das mulheres, cuidados das gerações futuras, investimos na sementinha para avançar na área da saúde. Recentemente entregamos a Unidade Básica de Saúde do Jardim Von Zuben. Em abril pretendemos entregar a UPA – Unidade de Pronto Atendimento que funcionará 24 horas como um mini hospital, além do Departamento de Vigilância em Saúde que abrigará o Setor de Zoonoses, extremamente importante. Além de investirmos em construção de novos prédios humanizamos o atendimento. É um dom trabalhar na área da saúde”, comentou o prefeito Milton Serafim.
A moradora da Capela, Brígida Maciel Pires dos Santos, agradeceu ao prefeito Milton Serafim pelo departamento montado no bairro para oferecer serviços de fisioterapia. O irmão de Brígida, Bendo Manuel Maciel Pires, de 19 anos, utiliza os serviços de fisioterapia oferecidos de graça pela Prefeitura na Rede Municipal de Saúde após sofrer um acidente de moto há dois anos, na Rodovia Anhanguera. “A fisioterapia foi essencial para a recuperação dos movimentos do meu irmão. A facilidade no deslocamento será extremamente importante. Agora as pessoas da Capela encontrarão os serviços aqui mesmo no bairro. Este prédio vai melhorar o atendimento para quem precisa dos serviços se fisioterapia. O atendimento será mais ágil e com qualidade”, explicou Brígida.
Estrutura
O Centro de Fisioterapia da Capela foi montado em uma área de 384 metros quadrados na Rua Juliana Von Zuben Degelo, 105, totalmente adaptada para oferecer o atendimento especializado. Há quatro consultórios, quatro boxes para tratamento individual, um Box para tratamento de fisioterapia respiratória, uma sala para tratamento com ondas curtas, uma sala para tratamento neurológico, uma sala para tratamento de hidroterapia, um ginásio de exercícios, além de duas recepções e banheiros masculino e feminino adaptados.
O Centro de Fisioterapia da Capela funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h e atenderá moradores da região da Capela, dos bairros Casa Verde, Jardim Eldorado, Altos do Morumbi e Santa Cândida. Serão atendidos pacientes encaminhados por médicos ortopedistas, neurologistas e pediatras da Rede Municipal de Saúde. Antes de iniciar as sessões de fisioterapia o paciente passará por uma triagem onde será avaliado o grau de risco e urgência do caso.
De acordo com a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, com a inauguração do Centro de Fisioterapia da Capela haverá uma redução significativa na fila de espera para realização do procedimento. “Diferente dos planos de saúde particulares em que há limite máximo de sessões de fisioterapia autorizadas, na Rede Municipal de Saúde de Vinhedo o paciente realiza a quantidade de sessões necessárias de acordo com solicitação do médico, não havendo limite de sessões”, explicou a secretária.
A proposta da Prefeitura é reduzir o atendimento dos casos crônicos para o período máximo de espera de 15 a 30 dias. Também haverá redução expressiva dos casos urgentes, que hoje é de no máximo 7 dias.