Iniciativa, inédita na cidade, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; prédio recebe ajustes finais de obra em sua área interna
Vinhedo passará a contar com mais um serviço público em 2012, que prestará atendimento para cidadãos com mais de 60 anos e que sejam residentes em qualquer região do município: o projeto “Quero Vida”. A iniciativa é inédita na cidade e será destinada a idosos em situações de vulnerabilidade ou de risco social, que requeiram auxílio de pessoas ou equipamentos especiais para realização de suas atividades diárias e aos quais a família não possa prestar o apoio que precisam nos períodos da manhã e da tarde. O projeto será promovido pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, e oferecerá o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
O prédio que abrigará o projeto fica localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, no Jardim São Matheus, e foi construído estrategicamente ao lado da sede do Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos de Idosos – Grupo Bem Viver, do Centro Aquático da Terceira Idade e do Centro Médico Dr. Manoel Matheus Netto, a fim de propiciar aos seus assistidos mais facilidade e acesso a todos os serviços que são ofertados nestes três locais. No momento, a instalação predial recebe os acabamentos finais de obra em sua área interna, contemplando serviços de pintura, assentamento das peças sanitárias e a execução de rejunte nos azulejos da cozinha e banheiros. Já na área externa, prosseguem os trabalhos de execução de muro para colocação de gradil, realização do calçamento externo, colocação do contrapiso na rampa de acessibilidade ao local e preparo do prédio para recebimento de pintura externa.
De acordo com o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, o oferecimento deste novo projeto de proteção social especial aos idosos é mais uma conquista à população da cidade e ajudará significativamente a melhorar a qualidade de vida de pessoas com mais de 60 anos que realmente precisam de atenção especial nos períodos da manhã e da tarde, momentos nos quais a família nem sempre pode estar presente para prestar o apoio que necessitam. “Por isso, as pessoas que forem atendidas neste novo projeto da Prefeitura poderão contar com o atendimento de uma equipe multidisciplinar e receberão alimentação balanceada e cuidados que envolvem sua higiene pessoal durante sua permanência no local, além de poderem participar de atividades recreativas e esportivas”, comentou.
Reforçando as palavras do prefeito, a secretária de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim, ressaltou que dentro do projeto “Quero Vida” também está previsto o acompanhamento familiar do assistido, para que seja possível fortalecer seu vínculo com os demais membros que integram o grupo familiar. “Além de oferecermos cuidados e atividades apropriadas às necessidades dos assistidos, buscando a recuperação e a manutenção de sua saúde física e emocional; daremos suporte e faremos trabalhos socioeducativos junto às famílias dos atendidos, para orientá-los quanto aos cuidados relacionados e adequados aos idosos”, comentou.
A equipe que atuará dentro do projeto “Quero Vida” será composta por assistentes sociais, técnicos de enfermagem, nutricionistas e por cuidadores, entre outros profissionais, sendo que o emprego público de cuidador foi recentemente criado pelo executivo por meio do projeto de Lei Complementar nº 16/2011, aprovado pelo legislativo vinhedense em sessão extraordinária promovida no dia 11.
Como participar
A Secretaria de Assistência Social já realiza a divulgação do serviço junto aos atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos bairros Capela e Nova Vinhedo; no Serviço de Atendimento à Família (SAF) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a fim de informar sobre a disponibilização deste novo serviço social no município. Para passar pela triagem do projeto, os interessados ou as famílias interessadas podem entrar em contato com o CREAS, por meio dos telefones (19) 3826-8759, 3876-4796 ou pelo e-mail creas.asocial@vinhedo.sp.gov.br.
Assim que informado o interesse, a equipe do CREAS realizará uma entrevista domiciliar com o candidato ao serviço e conhecerá a realidade do idoso e de sua família, para identificar se ele se encaixa nos requisitos exigidos à participação no projeto. Entre os requisitos de participação que serão analisados estão a situação socioeconômica do idoso e da família curadora, a situação de saúde do candidato ao atendimento, o tempo de residência no município, além de outros itens.