A autarquia Sanebavi – Saneamento Básico Vinhedo – iniciou na semana passada mais uma ação importante no município, que é o desassoreamento da caixa de areia da Represa I, importante reservatório de água bruta do município. Posteriormente, esse trabalho será feito também na lagoa da Praça do Aquário, um dos cartões postais da cidade, para a retirada de areia e outros sedimentos depositados no local.
“A palavra é estranha, desassoreamento, mas o resultado desta ação impacta diretamente na sua casa. Desassorear é retirar, por meio de draga, ação que estamos aqui fazendo, terra e areia da Represa, para aumentar a capacidade de armazenamento de água. Isto é importante e fundamental. A draga já está aqui trabalhando na caixa de areia da Represa I e se estenderá, este trabalho, durante o ano de 2019”, comentou o prefeito Jaime Cruz em visita à Represa I.
Conforme destacou o superintendente da Sanebavi, Ricardo Rodrigues Facchini, o desassoreamento da lagoa principal do Aquário começa nos próximos dias e também será feito por meio de dragagem. O objetivo é retirar toda a areia e demais sedimentos depositados no local. O local é um dos cartões postais de Vinhedo.
O prefeito Jaime Cruz relembra outras importantes obras que estão em andamento na cidade e/ou concluídas na cidade, como a construção de um reservatório de 1 milhão de litros de água, no Jardim Florido, região da Capela; Ampliação ETE Pinheirinho, com R$ 6 milhões de investimentos; e obras de setorização do Condomínio São Joaquim e do Condomínio Vista Alegre (importante para controlar a pressão, com instalação de macromedidores na rede, substituição de rede, evitando rompimento e desperdício de água, com R$ 2 milhões de investimentos), todos recursos estaduais – da FEHIDRO – PCJ – com contrapartida mínima da Sanebavi.