Com a inauguração no próximo sábado (dia 1º), da nova ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Capivari, a cidade de Vinhedo passa a integrar o seleto grupo de cidades do país com 100% de esgoto coletado tratado no país.
Essa informação é reforçada pelas informações divulgadas no último dia 26, pelo estudo do Instituto Trata Brasil, que estuda a qualidade do saneamento básico nas cidades do país, sobre a prestação de serviços de água, coleta e tratamento de esgotos nas 81 maiores cidades. O levantamento foi feito com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, ano 2009, divulgado recentemente pelo Ministério das Cidades.
Municípios do Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Porto Velho apresentaram índice zero, segundo estudo que avalia a qualidade do saneamento básico
De acordo com o levantamento, 66 das 81 cidades analisadas informaram atender 80% ou mais da população com água tratada, sendo que, destas, 20 informaram ter cobertura de 100%. O problema é que 15 cidades apresentaram atendimento inferior a 80% da população.
Na questão de coleta de esgoto, três municípios atendem toda a população e outras 25 cidades atendem mais de 80% dos habitantes. Entre as 53 que atendem menos de 80% da população, Ananindeua (PA) e as cidades fluminenses de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João do Meriti tem índice de coleta de esgoto igual a 0.
Com relação ao tratamento do esgoto, 16 cidades informaram ter índices superiores a 70% e 44 municípios informaram ter índice de tratamento abaixo do percentual médio de 39%. Ananindeua (PA), Bauru (SP), Duque de Caxias (RJ), Guarulhos (SP), Montes Claros (MG), Nova Iguaçu (RJ), São João do Meriti (RJ) e Porto Velho (RO) apresentaram índice 0 nessa questão. Isso ocorre porque essas cidades exportam o esgoto para ser tratado em outras cidades, sem ter um sistema próprio.
Ainda segundo o estudo, oito cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes não têm tratamento de esgoto.
Esgoto em Vinhedo
A cidade tem três estações de tratamento de esgoto: a ETE Capivari, que será responsável pelo tratamento de 40% do esgoto; a ETE Pinheirinho, localizada no bairro São Thomé, responsável pelo tratamento de quase 60%; e a ETE Hípica Santa Cândida que trata o esgoto gerado no Condomínio Hípica II. Com essa nova estação, Vinhedo chega à marca de 100% de tratamento de todo esgoto coletado, meta alcançada por poucos municípios da região.
Com equipamentos de alta tecnologia, no mês de agosto em operação de testes a nova estação tratou 66.131m³ de efluente bruto e gerou 130 toneladas de lodo biológico.
Os benefícios se espalham por todos os bairros localizados na bacia do Rio Capivari e pelas cidades vizinhas, como Valinhos, por exemplo, que recebe o rio mais limpo.
Meio Ambiente
Valorizando a preservação do meio ambiente, a Sanebavi mantém e cuida da Área de Proteção Permanente (APP), localizada no interior da ETE Capivari. Incluindo o lago que contribuiu com a qualidade do local.
A autarquia também preparou uma sala de aula dentro da estação que receberá alunos e visitantes para palestras que visam à educação ambiental, ou seja, a conscientização da importância dos tratamentos de água e esgoto. Além, de informações sobre os mananciais, captações de água e etapas dos processos de tratamento. “Nossa ideia é ir além do tratamento em si, por isso preparamos um local apropriado para receber as pessoas para troca de conhecimentos”, disse Canjica.