Iniciativas de Vinhedo são destacadas no encontro; grupo também buscará investimentos junto ao governo estadual
Realizado em Engenheiro Coelho nesta segunda-feira, dia 22, o encontro do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) teve como grande destaque a aprovação de uma proposta que visa aperfeiçoar e incrementar as ações de segurança na região. A iniciativa, sancionada pelos membros do grupo na manhã de hoje, prevê a criação de um sistema de comunicação e de informações de segurança integrado, que englobe todas as cidades da RMC e que colabore à prevenção e ao combate da criminalidade nos municípios participantes do Conselho.
Para viabilizar a proposta sugerida e aprovada nesta segunda-feira, o Conselho buscará mais investimentos junto ao Governo Estadual para fomentar o projeto regional, dentro da agenda metropolitana de prioridades da RMC atualmente em criação. “Com a criação deste sistema integrado, de caráter metropolitano, poderemos unir ainda mais forças no combate à criminalidade na RMC, realizando este trabalho com cada vez mais eficiência. Por isso, a iniciativa é bastante válida e, por meio de um projeto bem executado, poderemos virar referência às demais cidades e regiões brasileiras, que poderão se inspirar em mais esta importante iniciativa do Conselho”, comentou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Ao lado de Indaiatuba e Itatiba, Vinhedo está entre as cidades da RMC que já utiliza um sistema de monitoramento e de segurança no combate às ocorrências criminais. De acordo com o prefeito, o recurso tecnológico tem sido bastante efetivo e ajudado na promoção e preservação do bem-estar dos munícipes, servindo como um importante apoio às forças de segurança que atuam no município. “Por meio das câmeras de monitoramento do sistema, instaladas nos pontos de entrada e de saída da cidade, tornou-se possível identificar veículos suspeitos e acionar imediatamente as forças de segurança para verificação. Se estendermos isso à RMC, a iniciativa possibilitará a todos os municípios a realização de um estudo bem aprofundado do cenário de ocorrências no âmbito regional e permitirá a tomada de decisões conjunta, intensificando os trabalhos em prol à segurança da região”, disse Milton Serafim.
Além da viabilização da rede de comunicação e informações de segurança, a proposta também contempla a escolha do software que realizará o gerenciamento das informações, tendo como base os já utilizados com sucesso em Vinhedo, Indaiatuba e Itatiba. Para tanto, o projeto será colocado em pauta inclusive na Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação, criada dentro do Conselho em julho.
Investimentos em estrutura tecnológica
Para viabilizar o projeto, os prefeitos presentes destacaram a necessidade de investimentos focados em infraestrutura tecnológica e na implementação de recursos que possibilitem a rápida troca de informações entre as cidades e órgãos de segurança. Mais uma vez, Vinhedo foi citada por já realizar este trabalho e por empenhar recursos na urbanização digital por meio do seu projeto Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, que transformará o município em uma Cidade Digital.
Até o momento, mais de 40 quilômetros de cabeamento óptico foi instalado em toda a cidade e também é feita a colocação de antenas de transmissão via rádio, que ajudarão a redistribuir o sinal de acesso à internet gratuita no município. “Isso facilitará a troca de informações e a comunicação entre os órgãos municipais, estaduais e federais da cidade. Se estendermos isso às demais localidades, por meio de um sistema metropolitano de comunicação, aproveitaremos mais os benefícios possibilitados com o uso de recursos tecnológicos, incluindo à área de segurança, como é o objetivo da proposta aprovada hoje”, disse.
Outros assuntos
Outros temas também fizeram parte da reunião do Conselho de Desenvolvimento. Entre eles, a viabilização da linha de trem de média velocidade para passageiros, que contemple todas as cidades da região, e a criação do cartão metropolitano de saúde, a fim de melhorar e proporcionar mais eficiência no atendimento desta área pelas cidades. Durante o encontro ainda foi apresentado um projeto de planejamento e arborização urbana em áreas de preservação ambiental, em execução em Engenheiro Coelho e Arthur Nogueira, e entregue aos participantes um livro sobre a história de Engenheiro Coelho.