Polo participa de feira de esportes e turismo de aventura neste final de semana
O Conselho de Prefeitos das dez cidades integrantes do "Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Pólo Turístico Circuito das Frutas" – do qual fazem parte Vinhedo, Valinhos, Morungaba, Louveira, Jundiaí, Jarinú, Itupeva, Itatiba, Indaiatuba e Atibaia -, se reuniram no último dia 4 de agosto em Atibaia para estudar a possibilidade de construir um Portal Turístico.
No encontro, onde o Prefeito Milton Serafim foi representado pelo Secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, foi apresentada a possibilidade da construção de um "Portal Turístico do Pólo do Circuito das Frutas", na rodovia que liga Jundiaí a Itatiba, em uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados, onde o consórcio de estradas de rodagem Rota das Bandeiras participaria com a construção de alças de acesso, além de estrutura para abrigar o escritório central do Pólo do Circuito das Frutas, lanchonete, banheiros, restaurante e uma ampla área para a construção de mercado de venda e exposições de frutas, artesanato e vinhos produzidos pelos produtores rurais das dez cidades participantes do pólo e que após 10 anos passaria para o patrimônio do polo.
Outro tema abordado na reunião foi o balanço da distribuição dos folders com roteiros atrativos das dez cidades que formam o Pólo Turístico do Circuito das Frutas, que já chega a 40 mil exemplares. A novidade foi a inclusão de sacolas ecológicas em todos os eventos que o pólo participe, caso da Adventure Sports Fair, a maior feira de esportes e turismo de aventura da América Latina, que acontece na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, de 11 a 14 de agosto.
Além do folder, o Polo Turístico produziu um Catálogo que retrata as belezas naturais de uma região privilegiada para o turismo, cercada de fazendas históricas, propriedades rurais que produzem as mais variadas frutas, parques aquáticos, uma farta gastronomia, entre outros atrativos, estão nas 108 páginas e cerca de 330 empreendimentos, entre atrativos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, bares, fazendas, comércio diferenciado e artesanato, e vários outros negócios que atuam no setor do turismo e integram o projeto, que passaram por adequações para receber da forma mais qualificada possível os turistas. As dez cidades que formam o Circuito das Frutas têm aproximadamente 1,1 milhão de habitantes e a previsão do aumento de turistas nessas cidades é da ordem de 25% até 2013.
Atrativos
O Circuito Turístico das Frutas está localizado estrategicamente em uma região com ampla infraestrutura e facilidade de acesso, pelas rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Dom Pedro I e Fernão Dias, sendo que a cidade mais próxima da capital paulista, Atibaia, está a 64 km de distância e a mais distante, Morungaba, a 107 km. Além disso, o Aeroporto Internacional de Viracopos propicia a interligação com outras regiões do Estado e do País.
Nas dez cidades, o turista encontra inúmeras atrações turísticas com possibilidades de conhecer as riquezas e valores do interior paulista, do meio rural, desfrutar os encantos da natureza deslumbrante, oferta gastronômica, aliados a serviços de hospedagem aconchegantes convidando o turista a visitar e permanecer na região. A diversidade cultural expressada nos mais variados produtos artesanais possibilita a valorização dos talentos locais.
Além do cenário natural que atrai turistas de várias localidades, o clima agradável da região permite a realização de atividades turísticas durante o ano inteiro e favorece a agricultura, especialmente a produção de frutas. A região concentra mais de 26% do agronegócio no Estado, na produção de uva, morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo.