16 MAR 2011
PREFEITO
Biblioteca móvel chega em Vinhedo e encanta crianças e adultos

Prefeito Milton Serafim visita ônibus e fala com os alunos da rede municipal sobre a importância da leitura

A Biblioteca Móvel Itapemirim chegou a Vinhedo nesta segunda-feira, 14 de março, e está aberta para a visitação da comunidade e dos alunos da rede municipal de ensino de segunda a sábado, das 9h30 às 17 horas, na Praça da Bíblia, na Capela. O ônibus adaptado em biblioteca ficará no local até o dia 19, seguindo na próxima segunda-feira (21) para a Praça Sant’Anna, no Centro. Depois, será a vez da Praça Padre Manuel da Nobrega, na Vila João XXIII, receber a visita.

Nesta terça-feira, 15 de março, os estudantes do Centro de Educação Infantil (CEI) Saci-pererê e do Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben visitaram o ônibus no período da manhã e puderam conhecer o acervo formado por títulos importantes da literatura brasileira e estrangeira. Nesta oportunidade, o prefeito Milton Serafim participou de uma das visitas e interagiu com as crianças, ressaltando a importância do hábito de ler. “A leitura nos ajuda a aprender muito mais, pois nos mostra um mundo fantástico e cheio de conhecimento e cultura. Por isso, oriente seus pais e amigos sobre como é bom ler sempre. Convide-os para visitar a biblioteca móvel”, disse aos pequenos.

Presente na visita, o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, ainda destacou o encantamento das crianças dentro do ônibus e como a iniciativa ajuda a disseminar entre os participantes que a leitura é prazerosa e divertida. “Os alunos se divertiram muito e estão maravilhados com o ônibus-biblioteca e com as atividades educativas realizadas pelos monitores. Muitos vieram me contar que pedirão aos seus pais para os levarem novamente na biblioteca móvel”, comentou.

Equipada com telão, computadores, TV, vídeo, sofá e áreas externas de atendimento, a biblioteca itinerante tem acervo composto por mais de três mil títulos de diversas áreas de interesse e ajuda na disseminação do hábito da leitura e do conhecimento literário entre crianças, jovens e adultos. O local ainda serve como uma espécie de centro cultural, no qual é possível fazer empréstimo de livros para leitura no próprio ônibus, realizar rodas de leitura, oficinas lúdicas, jogos interativos, projeção de filmes e muitas outras atividades. A Biblioteca Móvel Itapemirim também conta com livros em braile, proporcionando às pessoas com deficiência visual o acesso a obras clássicas da literatura.

Durante as visitações, dois monitores treinados e voluntários da cidade orientam os visitantes. Os alunos da rede municipal de ensino ainda têm o acompanhamento dos educadores, que participam das atividades educativas desenvolvidas pelos monitores. O patrulhamento do ônibus é feito com a ajuda da Guarda Civil Municipal de Vinhedo.

Veja o itinerário da Biblioteca Móvel Itapemirim em Vinhedo:

De 14 a 19 de março: Praça da Bíblia, na Capela.

De 21 a 26 de março: Praça Sant’Anna, no Centro.

De 28 de março a 2 de abril: Praça Padre Manuel da Nobrega, na Vila João XXIII.

Horário de funcionamento: das 9h30 às 17 horas.