17 AGO 2021
PREFEITO
Dr. Dario participa de Audiência Pública sobre o Trem Intercidades e confirma parada em Vinhedo
O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, participou na última segunda-feira (16) de uma Audiência Pública na Prefeitura de Campinas para discutir o projeto do Trem Intercidades que deverá passar por Vinhedo.

A expectativa do governo de São Paulo é publicar em dezembro de 2021 o edital para que o leilão ocorra em abril de 2022. A concessão será por 30 anos e o investimento previsto é de R$ 7,5 bilhões.

“As cidades da região, especialmente Vinhedo têm muito a ganhar com este projeto. Será um meio de transporte rápido, seguro e muito mais sustentável para chegar até São Paulo, ou cidades intermediárias. Isso deverá ser um marco para a RMC”, destacou dr. Dario.

O projeto prevê a oferta de um serviço expresso entre Campinas a São Paulo, com uma estação em Jundiaí. O trajeto de 101 quilômetros de extensão seria atendido por um trem com capacidade para 800 passageiros, que operaria com velocidade comercial de 95 km/h, e em intervalos de até 15 minutos nos horários de pico. A viagem tem duração de prevista de 1h04.

O objetivo é atender até 59 mil pessoas por dia no serviço até 2050, o que representaria um volume de 13 milhões de passageiros por ano.

Paradeiro em Vinhedo
O projeto também inclui a implantação de um serviço metropolitano entre Campinas e Francisco Morato, trem paradeiro, que atenderia Vinhedo, Louveira e Valinhos. A extensão dessa operação seria de 65,8km, com nove estações e velocidade comercial de 56 km/h - a estimativa é que o tempo de viagem dure 55 minutos.

Nessa operação, a expectativa é atender 136 mil passageiros por dia, o equivalente a 43 milhões por ano.

Segundo a Secretaria de Transportes, o custo da tarifa para o passageiro é o mesmo de uma passagem de ônibus.

Autor: Ana Cândida Briski