04 MAR 2011
PREFEITO
Maior Pacote de Justiça Fiscal da história de Vinhedo é aprovado por unanimidade

Foram aprovados por unanimidade na Câmara Municipal os seis projetos de autoria do prefeito Milton Serafim que irão beneficiar diretamente os contribuintes de Vinhedo com isenção de impostos e pagamento parcelado de tributos municipais em atraso. Trata-se do maior Pacote de Justiça Fiscal já realizado na história da cidade.

Os projetos serão votados em sessão extraordinária, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 4.

“Este, de fato, é o maior Pacote Fiscal de isenção já realizado em toda a história da nossa cidade. Trata-se de medidas de redução de juros e multa e política de benefícios para prestigiar, de um lado, os que mantêm os impostos em dia e, de outro, contribuir para que a dívida seja quitada com uma política de Liquidação Incentivada. Além disso, os aposentados também serão beneficiados, bem como os que sofrem com enchentes, alagamentos e deslizamentos”, destacou o prefeito Milton Serafim.

Imóveis atingidos pela chuva

O projeto de lei nº 7, autoriza o Poder Executivo a conceder isenção de IPTU, tarifa de água e esgoto, taxa de coleta de lixo, incidentes sobre imóveis edificados atingidos por enchentes, alagamentos, deslizamentos e outras ocorrências devido às chuvas.

Isenção total ou parcial de IPTU

O projeto de lei nº 8, dispõe sobre a concessão de isenção total ou parcial de IPTU e taxa de remoção de lixo incidentes sobre imóveis urbanos do patrimônio de contribuintes maiores de 65 anos, aposentados, pensionistas-viúvos(as), portadores de deficiência e/ou tutores e beneficiários de renda mensal vitalícia paga pelo INSS ou outro órgão de aposentadoria e pensões, desde que o contribuinte resida em Vinhedo.

O benefício do projeto se estende aos proprietários de imóvel residencial com área construída de até 320 m², desde que a área territorial não ultrapasse a 500 m², cuja renda mensal seja igual ou inferior a 5 salários mínimos e possua um único imóvel.

Parcelamento de dívidas de água

O projeto de lei complementar 3 dispõe sobre o parcelamento em até 120 parcelas de dívidas de consumidores junto a Sanebavi –Saneamento Básico Vinhedo – autarquia que cuida dos assuntos relacionados a água e esgoto no município. As dívidas vencidas até o exercício de 2009 poderá ser parcelado em até 120 meses.

A autarquia conta hoje com aproximadamente 2.500 consumidores com dívidas ativa ajuizada ou não. Até 2009 não existia na autarquia o procedimento de suspender a prestação de serviços para os consumidores que deixassem de quitar suas dívidas.

Programa Liquidação Incentivada

O projeto de lei complementar 2 institui o Programa de Liquidação Incentivada para pagamento de débitos ficais, com desconto de 100% do valor dos juros moratórios e multa em caso de pagamento à vista ou desconto que varia de 25% a 80% para parcelamento de 12 a 60 vezes.

O objetivo é recuperar os créditos em dívida ativa do município e criar condições para que os munícipes que possuem débito com o Fisco Municipal possam quitar suas dívidas. O valor inscrito em dívida ativa ultrapassa R$ 97 milhões. “A dívida cresce, em média, 25% por ano. Este Pacote prevê reduzir este crescimento e, ao mesmo tempo, gerar uma nova receita para a Prefeitura, proveniente destas dívidas, no montante de R$ 6 milhões ao ano. A recuperação de tal crédito é de suma importância para realizarmos mais investimentos em áreas essenciais à população, como educação, saúde, segurança e habitação”, declarou o prefeito Milton Serafim.

Redução de Multa

O projeto de lei complementar 1, altera dispositivos da Lei Municipal 1.246 – Código Tributário para redução dos atuais 0,33% de multa de mora ao dia até 60 dias para 0,16% ao dia até 30 dias; redução da multa de 20% sobre o débito atualizado para 4,96% fixa sobre o débito atualizado.

Processo de competência dos juizados

O projeto de lei 9, dispõe sobre a autorização aos procuradores e advogados municipais concursados da Administração Pública Municipal direta ou indireta a conciliar, transigir ou desistir nos processos de competência dos Juizados Especiais das Fazendas Públicas, como limite máximo até o valor de 60 salários.

Benefício já garantido

Para incentivar o contribuinte de Vinhedo a pagar em dia o IPTU – Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial – a Prefeitura lançou um concurso para premiar as pessoas que efetuarem o pagamento das parcelas até a data de vencimento. O projeto de lei foi que cria o concurso, de autoria do prefeito Milton Serafim, foi aprovado por unanimidade na semana retrasada na Câmara Municipal.

Segundo o chefe do Poder Executivo é preciso incentivar o pagamento de impostos para alavancar e melhorar o desenvolvimento do município. “Com o concurso esperamos aumentar a arrecadação para a realização de novos investimentos. Isso deve refletir no desenvolvimento de Vinhedo”, destacou o prefeito.

Poderão participar do sorteio todos os contribuintes que até o dia último dia do mês anterior à realização do sorteio não tenha nenhum débito tributário pendente, inscrito ou não em dívida ativa, inclusive parcelamentos de tributos em atraso, referente ao imóvel contemplado, bem como em relação a outros imóveis de sua propriedade inscritos no cadastro imobiliário municipal. Ficam excluídos da participação do sorteio os contribuintes que foram beneficiados com a isenção total do pagamento do imposto.

A definição dos prêmios a serem sorteados e as datas de realização dos concursos serão definidos por meio de decreto regulamentar, editado no prazo de 60 dias a contar da data da promulgação da lei.