24 FEV 2011
PREFEITO
Vinhedo registra maior número de médicos por mil habitantes da história

Metade do número de profissionais está na Rede Municipal de Saúde. Com a realização de concurso público, Prefeitura irá aumentar nos próximos meses número de médicos e irá oferecer 7 novas especialidades em saúde

O município registrou em 2009 o maior número de médicos para cada grupo de mil habitantes da história de Vinhedo. O levantamento é da Fundação Seade – Serviços Estadual de Análise de Dados, com informações obtidas junto ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo.

Vinhedo tem 3,02 médicos para cada mil habitantes. A Organização Mundial de Saúde recomenda pelo menos um profissional para cada mil habitantes. Com esta quantidade de médicos, Vinhedo é o segundo município entre os 19 que compõem a RMC – Região Metropolitana de Campinas – com maior número de profissionais atuando.

Mesmo tendo a metade destes médicos trabalhando na Rede Municipal de Saúde, através da qual a Prefeitura oferece atendimento médico gratuito à população, o prefeito Milton Serafim já determinou que seja realizado em 2011 um dos maiores investimentos em saúde dos últimos tempos, com a abertura de concurso público nos próximos meses para contratação de novos profissionais e o oferecimento de novas especialidades médicas. “Nestes últimos três anos estamos investindo muito na contratação de novos profissionais na área da saúde. Teremos de imediato 37 novos médicos atuando no nosso município para atendimento médico gratuito. Também investiremos em novas especialidades para beneficiar as pessoas que utilizam os serviços oferecidos pela Prefeitura. Estamos trabalhando para adequar e aperfeiçoar ainda mais o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde”, explicou o prefeito Milton Serafim.

As novas especialidades médicas serão acupuntura, geriatria, gastroenterologia, neuropediatria, psiquiatria infantil, radiologia, angiologia (vascular).

Hoje, a Rede Municipal de Saúde oferece 15 especialidades médicas, além dos serviços de psicólogos, nutricionista, fonoaudiólogos, dentistas e fisioterapeutas, que funcionam nas unidades básicas de saúde da Vila Planalto, Casa Verde, Vila João XXIII, Três Irmãos, Policlínica da Capela, Centro Médico do Jardim São Matheus, CER – Centro de Estudo e Reabilitação do Jardim Bela Vista e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

A Prefeitura também mantém em funcionamento 24 horas, o PA – Pronto Atendimento que funciona na Policlínica da Capela, oferecendo atendimento de plantão de clínico geral e pediátrico (este em atendimento das 7h às 19h).

Para a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, a criação de novas especialidades médicas e a contratação de novos profissionais será um benefício aos usuários da Rede Municipal de Saúde. “Com a contratação de novos médicos vamos agilizar o atendimento prestado à população, diminuindo a lista de espera e agilizando o agendamento de consultas. Além disso, iremos oferecer novas especialidades que antes eram encontradas no nosso município apenas na rede de saúde privada. Será um ganho muito grande para a nossa população”, afirmou a secretária de Saúde.

Ano 2007 2008 2009
Médicos registrados no CRM/SP – coeficiente por mil habitantes 2,81 2,91 3,02

Clique aqui para a listagem completa das especialidades na Rede Municipal de Saúde.