24 FEV 2011
PREFEITO
Reformas e construções de creches municipais continuam em ritmo acelerado

Prefeitura quer aumentar o número de vagas oferecidas às crianças da rede pública de ensino

A Prefeitura de Vinhedo realiza reformas e ampliações em várias creches da rede municipal, além de novas construções, com o intuito de oferecer melhor estrutura às crianças e aumentar o número de vagas disponibilizadas à população.

Na nova creche localizada na região da Capela, ao lado do futuro Complexo Educacional, no momento é feita a reforma e adequação dos sanitários, com instalação de lavatórios e bancadas apropriadas para o atendimento dos pequenos. Após esta etapa, a prefeitura fará a pintura do prédio. Antes disso, a casa foi inteiramente readaptada para receber o público infantil.

O espaço será destinado ao atendimento de aproximadamente 40 crianças, com idade entre quatro meses a dois anos e 11 meses. A previsão é que os serviços sejam concluídos até abril.

A Prefeitura ainda faz a construção de outras escolas. Na nova unidade de educação infantil, que é construída ao lado da atual escola do Sesi, no Centro, as fundações já foram concluídas e agora realizam serviço de alvenaria no local. A expectativa é que o novo prédio passe a atender por volta de 95 crianças, com idade entre quatro meses a dois anos e 11 meses.

Também estão em processo de ampliação os Centros de Educação Infantil (CEI) Pequeno Polegar, na Vila João XXIII, e ao lado do CEI Visconde de Sabugosa, no Jardim Von Zuben. Nestes locais, as obras iniciaram e estão em fase de fundação. No CEI Turma da Mônica, no Jardim São Thomé, a construção começará em breve. Com o término destas ampliações, espera-se receber cerca de 200 crianças nas três unidades.

Até o momento a Prefeitura já concluiu as reformas e readequações de infraestrutura nos CEIs Saci-pererê, Tia Anastácia, Pequeno Polegar, Narizinho, Emília, Branca de Neve e Cuca. Nos CEIs Chapeuzinho Vermelho, Grilo Falante e Pica-pau os serviços serão finalizados até abril. Atualmente, as unidades recebem pintura nas paredes e pisos e têm suas quadras poliesportivas reformadas, incluindo nova pintura e reformulação dos espaços para prática de exercícios físicos.

Preocupação com o conforto das crianças

Para melhorar a estrutura oferecida aos alunos, a Prefeitura realizou várias reformas e adequações nos CEIs Chapeuzinho Vermelho e Grilo Falante, no Jardim São Matheus, incluindo a adequação e modernização do berçário, com a instalação de lactário e fraldário internos e a construção de solário para os banhos de sol matinais dos bebês.

Já no CEI Pica-pau, no Jardim Alba, foi feita a troca de piso, das calhas e portas, a revisão de todas as esquadrias e a reforma dos sanitários e bebedouros, incluindo a instalação de torneiras econômicas. O telhado e as partes elétrica e hidráulica já foram reformados e as salas de aula e bibliotecas ganharam prateleiras e armários.

No CEI Monteiro Lobato atualmente são feitas as revisões das partes elétrica e hidráulica e as trocas de telhado, revestimento e dos pisos interno e externo. A iluminação externa, os alambrados e os playgrounds também passam por reformulação para melhor atender aos alunos.