24 FEV 2011
PREFEITO
Projeto ?São Paulo faz Escola? beneficiará 3,1 mil estudantes da rede municipal

O programa “São Paulo faz Escola” passará a ser disponibilizado para os estudantes da rede municipal de ensino a partir deste semestre, por meio de um convênio assinado neste mês entre a Prefeitura de Vinhedo e o Governo Estadual. A parceria atenderá cerca de 3,1 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e visa complementar e enriquecer o trabalho já desenvolvido pelos professores dentro da sala de aula.

Com o projeto, os estudantes receberão apostilas das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Educação Física e Arte para serem trabalhadas durante o ano, servindo de apoio à grade curricular regular. O material não vai requerer nenhum investimento do município.

Além deste projeto, a Prefeitura continuará a disponibilizar para os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental o programa “Ler e Escrever”, também do Governo Estadual, que objetiva ampliar a leitura e escrita entre os alunos para formação de leitores e escritores competentes. Incluído na grade escolar municipal em 2010, o programa oferece livros para serem trabalhados durante as aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Ao todo, mais de 3,7 mil estudantes serão beneficiados neste ano.

De acordo com o prefeito Milton Serafim, as recentes parcerias feitas na área educacional – seja com o poder público ou com a iniciativa privada – mostram que a atual gestão preza pelo ensino oferecido na rede. "Sabemos que a educação é um dos pilares mais importantes ao desenvolvimento de qualquer município ou cidadão. Por isso, queremos que nossos alunos tenham acesso às melhores práticas pedagógicas disponíveis", disse.

Já o secretário da pasta e vice-prefeito, Jaime Cruz, ressalta que além de beneficiar os alunos, os programas e as recentes parcerias firmadas pela Prefeitura colaboram à qualificação continuada dos professores e, consequentemente, melhora ainda mais a qualidade do ensino oferecido na rede municipal.

Outras parcerias

Vinhedo também foi escolhida para receber o projeto “Entre na Roda”, por meio de um convênio firmado com a Fundação Volkswagen no início de fevereiro. A iniciativa permite a formação de leitores e a valorização da cultura local, capacitando os educadores a desenvolver rodas de leitura para discussão de gêneros textuais entre crianças, jovens e adultos. Este projeto terá a Escola Municipal (EM) Dom Mathias como escola-piloto e a ideia é estendê-lo para as outras unidades de ensino fundamental no próximo ano.

A parceria com a Fundação Volkswagen ainda contempla a adoção do “Entre na Roda” para os alunos da educação infantil e o projeto “Brincar”, que desde 2010 promove práticas e atividades lúdicas, expressivas e recreativas entre educadores e crianças. A intenção é que este último continue a ser oferecido.

Ainda no primeiro semestre de 2010, a Prefeitura adotou o “Projeto Sun”, que ensina uma segunda língua – o inglês – aos alunos da rede a partir dos três anos de idade.