24 FEV 2011
PREFEITO
Escola Municipal Dom Mathias recebe projeto piloto de incentivo à leitura

Vinhedo foi escolhida pela Fundação Volkswagen para receber o “Entre na Roda”; projeto “Brincar” também poderá voltar a ser oferecido nas unidades de educação infantil

A Escola Municipal (EM) Dom Mathias foi escolhida para ser a escola-piloto do programa "Entre na roda", desenvolvido pela Fundação Volkswagen e que tem entre seus principais objetivos estimular a leitura e ampliar o conhecimento de diferentes gêneros textuais entre crianças, jovens e adultos. Localizada no Jardim Bela Vista, a unidade oferece ensino fundamental e é hoje a que mais atende alunos da rede, cerca de 820 estudantes do 1º ao 5º ano.

Além de formar leitores, a iniciativa permite que os participantes conheçam e valorizem a cultura local e capacita os educadores a desenvolver rodas de leitura. O programa ainda prevê momentos de reflexão e discussão sobre a parte teórica e prática dos diferentes tipos de texto discursivos. "A Prefeitura sempre está aberta para parcerias como esta, que contribuem à formação de cidadãos conscientes. Sem dúvida, este será outro grande estímulo para que nossos estudantes tenham uma excelente trajetória escolar”, comentou o prefeito Milton Serafim.

Vinhedo foi escolhida para receber o “Entre na Roda” após convênio firmado com a Fundação Volkswagen no início de fevereiro. De acordo com Conceição Mirandola, diretora de Relações Institucionais da empresa, a cidade é uma grande parceira na promoção de propostas que contribuem à capacitação de alunos e professores. "Visitamos o município pela primeira vez em 2009, para averiguarmos a estrutura do ensino municipal e verificar se havia interesse por parte da cidade em oferecer o projeto Brincar. Após os resultados obtidos, a nossa intenção é dar continuidade às propostas desenvolvidas junto à Prefeitura, para que se tornem parte da política pública municipal", comentou.

O vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, explicou que o aproveitamento dos alunos participantes do Entre na roda será avaliado pela secretaria para que seja possível estendê-lo para todas as outras unidades de ensino fundamental da cidade. “Os educadores passarão por treinamentos mensais e serão considerados importantes agentes multiplicadores do conhecimento entre os estudantes. Tanto a Prefeitura de Vinhedo quanto a Fundação Volkswagen farão o acompanhamento desta iniciativa, para que o programa seja bem aproveitado no município”, disse.

As unidades de ensino infantil também receberão o “Entre na Roda” adaptado especialmente para este público, com o intuito de capacitar os alunos para que sejam ávidos leitores e, consequentemente, aperfeiçoar as capacidades de escrita e leitura dos pequenos. Apenas 120 municípios brasileiros foram contemplados pela fundação com projetos na área educacional.

Projeto “Brincar”

Desenvolvido em 2010 nos centros municipais de educação infantil, o projeto “Brincar” estimula entre os educadores o aprimoramento de suas práticas em atividades lúdicas, expressivas e recreativas com as crianças. Segundo Conceição, a fundação quer continuar com a iniciativa em Vinhedo, sobretudo pelos inúmeros resultados positivos alcançados. "É fundamental ter como parceira uma cidade que preza pela educação de qualidade", falou.

Para desenvolvê-lo junto aos estudantes, os educadores da rede municipal participam de capacitações ministradas pela fundação, a fim de transmitir os ensinamentos obtidos aos alunos da rede municipal. "Continuaremos a resgatar brincadeiras da cultura popular para estimular diversas capacidades importantes para o crescimento escolar das crianças. Sem dúvida, manteremos sempre o que for bom aos alunos”, declarou Jaime.