Os moradores da região da Capela serão beneficiados ainda no primeiro semestre deste ano com o funcionamento de mais uma unidade básica de saúde. A Prefeitura está construindo um novo posto na Praça Primeiro de Maio, no antigo prédio do Centro Comunitário do bairro, para ampliar o atendimento médico e odontológico na região mais populosa de Vinhedo.
Segundo o prefeito Milton Serafim, a ampliação do serviço na Rede Municipal de Saúde irá beneficiar principalmente os moradores dos bairros Jardim Von Zuben e Jardim Nova Palmares. “Com a construção de uma nova unidade de saúde na Capela, conseguiremos desafogar a Policlínica que tem uma procura intensa, diariamente. Desta maneira, conseguiremos proporcionar atendimento com mais qualidade aos usuários da Rede Municipal de Saúde”, destacou o prefeito Milton Serafim, que esteve no local nesta quarta-feira, dia 16, juntamente com o secretário de Obras, Augusto Barccialli e o secretário de Habitação e Desenvolvimento e Desenvolvimento Urbano, Marcio Campos (Balu), para conferir o andamento da obra que está na parte de fundação.
Com a reforma, serão construídas sete salas para atendimento clínico, ginecológico, pediátrico e odontológico. Haverá sala de vacina sala para coleta de exames, almoxarifado e quatro banheiros adaptados para portadores de deficiência.
De acordo com a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, está sendo estudada a possibilidade da nova unidade funcionar com a proposta de terceiro turno, onde o atendimento será estendido até o período noturno.
Centro de Atenção a Saúde da Mulher
Nos próximos meses, os moradores da região da Capela terão também a disposição os serviços oferecidos no Centro de Atenção à Saúde da Mulher, que será referência em atendimento a pacientes do sexo feminino. Atualmente estão sendo feitos os últimos acabamentos, com pintura interna e externa do prédio.
O CASM contará com recepção, sala de grupo, consultórios para atendimento psicológico e social, consultórios ginecológicos, sala de enfermagem, esterilização, arquivo, copa e área de serviço, um espaço específico para atender as mulheres. “Haverá em Vinhedo um atendimento mais humanizado. Será um local de acolhimento, destinado a atender com qualidade todas as necessidades das mulheres do nosso município, além de ações complementares planejadas como palestras e orientações. Tenho certeza de que esta é uma obra que irá beneficiar muito a nossa população”, esclareceu o prefeito Milton Serafim.
O prédio está localizado ao lado da Policlínica da Capela. Segundo a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, a escolha do local para construção do prédio foi estratégica, por estar ao lado do PA – Pronto Atendimento da Policlínica da Capela que funciona 24 horas.
O CASM também irá acolher as mulheres vítimas de violência que necessitem de intervenção ginecológica e atenção social e psicológica. Adolescentes e gestantes também terão atenção especial. As salas de orientações e grupo que serão implantadas no Centro irão permitir o desenvolvimento de atividades educativas como planejamento familiar, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) e de gravidez, além de assistência pré-natal.
Com o funcionamento do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, o atendimento ginecológico e obstétrico (hoje oferecidos na Policlínica da Capela) também passará a ser realizado no local, liberando espaço físico na unidade de saúde para ampliar o atendimento médico oferecido.
O local seguirá os conceitos de humanização e acolhimento propostos pela administração do prefeito Milton Serafim.