650 jovens vinhedenses, nascidos no ano 2000, participaram na manhã desta sexta-feira, 21, da solenidade cívico-militar de compromisso à Bandeira Nacional e da entrega do CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, evento realizado no Ginásio Antônio Elias, no Parque Municipal Jayme Ferragut.
O prefeito Jaime Cruz, presidente da Junta Militar de Vinhedo, participou da cerimônia, que teve a coordenação do delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar de Campinas, 1° tenente Vanderlei Soares.
Em seu discurso, o prefeito falou da importância do civismo. “Nós temos que cuidar dessa nação. E a busca por um mundo melhor começa em vocês, jovens, que irão ajudar no futuro crescimento do Brasil”, afirmou o prefeito.
O Juramento é uma solenidade prevista no artigo 217, do Regulamento da Lei do Serviço Militar, na qual o cidadão dispensado da prestação de serviço militar assume, frente ao símbolo máximo da Pátria, o compromisso de se apresentar imediatamente em caso de uma convocação de emergência pelo Exército Brasileiro.
Além de autoridades militares, estiveram presentes os secretários municipais Adriano de Souza (Governo), Matheus Galbes (Negócios Jurídicos), Márcio Melle (Serm) e Val Souza (Esportes e Lazer), o secretário da Junta do Serviço Militar de Vinhedo, Maurício Fernandes, os vereadores Nil Ramos e Ana Genezini e familiares dos jovens. A Guarda de Honra da Guarda Civil Municipal de Vinhedo conduziu as bandeiras na solenidade.