23 NOV 2010
PREFEITO
Após reforma, CEI Branca de Neve será entregue à população no próximo dia 1o

No início de dezembro outras três creches serão reinauguradas

A Prefeitura de Vinhedo entrega à população, no próximo dia 1º, a reforma do Centro de Educação Infantil Branca de Neve, localizada na Vila João XXIII. A unidade de ensino infantil é a quarta a ser entregue pela atual administração dentro do pacote de 31 escolas e creches que estão recebendo manutenção.

As próximas unidades de ensino a serem entregues no início de dezembro são CEI Narizinho (Nova Vinhedo) no dia 9, CEI Pequeno Polegar (Vila João XXIII) no dia 10 e CEI Emília (Casa Verde) no dia 11.

Foram feitos adequações em banheiros e na entrada do prédio para facilitar o acesso a portadores de deficiência; troca de piso; revisão na parte elétrica e hidráulica, impermeabilização da caixa d´água, construção de canaletas para condução da rede de águas pluviais; ampliação no número de vagas de estacionamento de veículos externo; troca de portas e janelas; troca de torneiras em refeitórios e banheiros, louças sanitárias; adaptação de bebedouros, revisão nos telhados com substituição de telhas, pintura em toda edificação e na parte externa da unidade de ensino. A Prefeitura também fez uma cobertura de ligação entre a creche e a sede do projeto Clube da Criança, manutenção nos parquinhos de diversão e a construção de uma casa de bonecas em alvenaria para ser utilizada pelos alunos.

“Nosso trabalho de reestruturação iniciou no ano passado com a troca de colchões, berços, lençóis, proporcionando a estrutura adequada em uma creche bem cuidada. Há muito tempo não se fazia uma reforma nas unidades de ensino, mas não adianta deixar abandonado o patrimônio que é do povo. Todas as unidades de ensino serão reformadas para que nossas crianças, adolescentes e adultos possam permanecer em um local adequado e de qualidade. Queremos proporcionar uma formação educacional completa para nossas crianças. Agradeço aos pais dos alunos desta creche pela paciência que tiveram pelo transtorno causado pela obra e por enfrentarmos juntos mais este desafio”, declarou o prefeito Milton Serafim.

O Centro de Educação Infantil Branca de Neve conta com 124 crianças.

Investimentos na educação

Desde o início do seu terceiro mandato, o prefeito Milton Serafim colocou a área da educação como uma das prioridades.

No ano passado, cerca de 3,3 mil itens entre colchões, berços, lençóis toalhas de banho e rosto foram entregues nas creches municipais de Vinhedo.

De acordo com o prefeito Milton Serafim, a entrega visou o bem-estar dos alunos, que precisam ter o momento do sono mais tranquilo e confortável, fundamental para o crescimento saudável. “Bem-estar, conforto e, principalmente, higiene são aspectos levados muito a sério por esta administração na área da educação. Nesta administração não estamos apenas preocupados com a didática, mas com a estrutura e a qualidade de vida dos nossos alunos. E isso se faz desde o ensino infantil”, justificou o prefeito.

Como os colchões eram antigos havia acúmulo de ácaros, o que poderia trazer complicações de saúde, principalmente, para crianças alérgicas.

Em janeiro deste ano, 3,5 mil itens didáticos e pedagógicos entre kits, caixas, jogos e conjuntos foram distribuídos pela Prefeitura nas unidades escolares. Os brinquedos têm funções educativas entre elas estimular a verbalização – caso dos fantoches utilizados em teatros – e aperfeiçoar a coordenação motora e a inteligência das crianças como os blocos, triciclo, cubos ativos, tangran, kit de letras plásticas, dominó de palavras, quebra-cabeças e mosaicos. Para garantir a segurança das crianças, a Prefeitura de Vinhedo exigiu que todos os brinquedos fossem aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e da Fundação Abrinq, que atestam a confiabilidade dos exemplares.

Para os estudantes brincarem com mais segurança dentro das escolas a Prefeitura também realizou a reforma dos playgrounds, tradicionais parquinhos.

A Prefeitura também realizou a entrega de mais de dez mil kits escolares para todos os alunos da rede.

Pela primeira vez na história de Vinhedo, os alunos da Rede Municipal de Ensino receberam um par de tênis que faz parte do kit escolar de uniforme distribuído de graça a quase 11 mil alunos.

Foram adquiridas 80 mesas, que estimulam o desenvolvimento de habilidades como criatividade, raciocínio lógico, coordenação motora, expressão oral e escrita e colaboração no processo de alfabetização.

Além disso, oito mil alunos da rede municipal de Vinhedo a partir dos três anos de idade tiveram a inclusão da Língua Inglesa na grade curricular a partir de 2010, por meio do programa Sun.