17 SET 2018
PREFEITURA
Prefeitura retoma castrações de animais em Vinhedo

O Setor de Controle de Zoonoses de Vinhedo retomou as cirurgias de castração de cães e gatos do município. Os procedimentos estão sendo oferecidos após a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria da Saúde ter investido R$ 98 mil em novos equipamentos para promover mais segurança e conforto aos animais submetidos à cirurgia, além de obras necessárias para melhorias no local.

“As melhorias atendem normas técnicas exigidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária para os estabelecimentos que realizam estas atividades no território nacional. Com esse investimento, os veterinários e equipe técnica vão trabalhar com melhores condições durante as cirurgias”, afirma o prefeito Jaime Cruz.

Os novos equipamentos adquiridos incluem respiradores, máquina de oxigênio e manta térmica.

“O Setor de Controle de Zoonoses vem atendendo os animais da população de baixa renda, comprovada através de benefício social como bolsa família e animais provenientes de situações de risco acolhidos por ONGs voltadas à proteção animal. Essas ações constituem parte do programa de controle populacional de cães e gatos no município que visa reduzir o número de crias indesejadas e consequente abandono de animais”, explica o Secretário de Saúde, Alexandre Viola.

A Prefeitura, ainda, de forma transparente, divulgou no final do ano passado uma lista da ordem de agendamento das castrações. Muitos proprietários, que agendam, acabam por motivos diversos não comparecendo e, então, o setor de Zoonoses tenta novos contatos para reagendar, muitas vezes sem sucesso. Por isso é que, na lista, aparecem ainda agendamentos feitos em anos anteriores, mas o setor de Zoonoses tem tentado outros meios de contato para recuperar esses agendamentos. A lista pode ser acessa no Portal da Prefeitura de Vinhedo, www.vinhedo.sp.gov.br, na área da Secretaria de Saúde, no menu Castração de Cães e Gatos

Os interessados em castrar seus animais devem procurar o Departamento de Vigilância em Saúde, que fica na Avenida João Paffaro, 556, Pinheirinho, de segunda a sexta das 7h30 às 16h30, para realizar a inscrição do animal. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (19) 3826-7486.