22 OUT 2010
PREFEITO
Prefeitura cria programa de assistência a mães e recém-nascidos na Santa Casa

Além de realizar o teste do pezinho dentro do hospital nas primeiras 48 horas de vida, o programa leva orientação sobre amamentação e já realiza o agendamento da primeira consulta ao pediatra e ao ginecologista nas unidades de saúde após a alta hospitalar da mãe e do bebê

Por meio do programa Vidas – Vinhedo Desenvolvendo Ações de Saúde – a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, lança uma ação inédita para levar assistência às mães e aos recém-nascidos dentro da Santa Casa.

O trabalho teve início há duas semanas e está sendo desenvolvido em parceria com o hospital com objetivo de reduzir a taxa de mortalidade materno-infantil, levar conscientização e explicação sobre a importância da amamentação, diminuir o desmame precoce e acompanhar o desenvolvimento do bebê nos primeiros dias de vida e a mãe após o parto.

De segunda a sábado, a equipe da Secretaria de Saúde, formada por enfermeiras e técnicas em enfermagem, fazem uma avaliação da saúde do bebê, realizando a sua classificação de risco e prestam às mães as primeiras orientações sobre amamentação.

Agora, através deste trabalho, a Prefeitura realiza no hospital a vacina BCG e o teste do pezinho, dentro das 48 horas do nascimento do bebê. A imunização contra hepatite B e do teste da orelhinha (triagem auditiva), que já eram oferecidos na Santa Casa, continuam sendo feitos no local. “Muitas mães levavam seus bebês tardiamente para a realização das vacinas e principalmente do teste do pezinho, que é de fundamental importância para detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas que podem causar lesões irreversíveis no bebê como, por exemplo, retardo mental. A maioria das doenças pesquisadas pode ser tratada com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas. Com o programa Vidas, podemos garantir a realização do teste do pezinho em todas as crianças que nascerem na Santa Casa de Vinhedo, sem que a mãe precise se descolar a unidade de saúde. Queríamos criar um programa para proporcionar um acompanhamento completo a mães e ao recém-nascido, desde o nascimento até o atendimento na Rede Municipal de Saúde”, declarou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.

Erida Azevedo, de 25 anos, ficou feliz por receber as orientações dentro da Santa Casa sobre os cuidados necessários para cuidar de seu filho Noah. “Sou mãe de primeira viagem e sentia que precisava dessas orientações, principalmente com relação a amamentação. Achei muito importante este programa”, declarou a jovem mãe.

Rosimeire Gabriel também aprovou o programa. “É muito importante esta orientação porque tinha pouco conhecimento”, disse a moradora do Jardim Nova Canudos de 19 anos.

Durante as orientações oferecidas no hospital, as mães recebem um kit da Prefeitura composto por manual de orientação a amamentação, álcool e cotonete para limpeza do coto umbilical, soro fisiológico e creme para evitar fissuras nos mamilos.

A equipe de saúde também realiza, na alta hospitalar, o agendamento da primeira consulta do bebê ao pediatra da Rede Municipal de Saúde até 10 dias após o nascimento e da mãe ao ginecologista até 40 dias depois do parto. Já em casa, mãe e bebê recebem visitas domiciliares de acompanhamento para uma nova avaliação das condições de saúde.

O trabalho dentro do programa Vidas está sendo coordenado pela pediatra Priscilla Bueno Rocha Sentalin e enfermeira Érica Pin Pereira.

Investimentos na Saúde

Desde 2009, no início do seu terceiro mandato, o prefeito Milton Serafim tem investido em novos projetos na Secretaria de Saúde para beneficiar os usuários da Rede Municipal de Saúde. “A saúde se faz com prevenção. Algumas doenças podem ser evitadas e outras tratadas. Estamos investindo pesado para proporcionar novos programas e ações que beneficiam diretamente a saúde de nossa população”, declarou o prefeito Milton Serafim.

Queda da mortalidade infantil

A taxa de mortalidade infantil reduziu de 14,15 óbitos infantis por mil nascidos vivos em 2008 para 5,59 em 2009, uma queda de 60,47%, segundo dados divulgados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade – do Governo Estadual.

As ações desenvolvidas no último ano pela administração do prefeito Milton Serafim foram fundamentais para esta conquista, como ampliação do acesso ao pré-natal, contratação de novos médicos ginecologistas na Rede Municipal de Saúde, reativação do Comitê de Mortalidade Materno Infantil que investiga se a causa de morte do bebê tinha como ser prevenida, implantação do ambulatório de recém-nascidos de risco, que realiza constante acompanhamento os bebês que nasceram com baixo peso, problemas respiratórios ou complicações que podem gerar riscos à sua saúde.

Segundo o prefeito Milton Serafim a atual administração vem trabalhando para que Vinhedo volte a ser referência em todo Estado de São Paulo como era no passado. “A redução gradativa do índice de mortalidade infantil é um objetivo perseguido de forma constante pelo nosso governo. Os dados mostram que o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde, com programas desenvolvidos com gestantes e recém-nascidos está sendo positivo. Estamos agindo no presente garantindo um futuro saudável para nossas crianças”, declarou o prefeito Milton Serafim.