Cerca de 550 jovens dispensados do serviço militar na cidade de Vinhedo participaram na manhã desta sexta-feira, dia 10, da cerimônia de juramento à Bandeira Nacional, no Ginásio do Parque Municipal.
O prefeito Milton Serafim, também presidente da Junta do Serviço Militar de Vinhedo, participou da cerimônia. Representantes do Exército Brasileiro, secretários municipais, vereadores e diversas autoridades municipais, também estavam presentes.
Segundo o prefeito, este ato mostra o compromisso dos jovens com a nossa pátria. “Estou orgulho por estar aqui hoje participando desta solenidade e presenciando este momento tão importante na vida de cada um de vocês. Hoje vocês estão firmando um compromisso com a nossa pátria, cumprindo papel de brasileiro, de cidadão. O futuro da nossa nação está nas mãos dos nossos jovens. A partir de hoje vocês estão traçando o melhor caminho a ser seguido no futuro, como homens, pais de família, mas principalmente como patriotas que defenderão a nossa nação brasileira”, declarou o prefeito aos jovens e familiares que prestigiaram a solenidade.
Para o Tenente Coronel Gilmar de Lima Ribeiro, chefe da 14ª Circunscrição de Serviços Militar, foi muito importante a cerimônia de juramento à bandeira ocorrer na Semana da Pátria. “Ao completar 18 /19 anos acaba a tutela dos pais e vocês passam a ser responsáveis por suas atitudes. A Independência que queremos depende do esforço de cada um de vocês”, discursou o tenente coronel.
Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a participação da Guarda Bandeira de Vinhedo, que realizou em solenidade cívico-militar o escoltamento do símbolo máximo da Pátria.
Após o juramento os jovens receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), mais conhecido como carteira de reservista.
O Juramento à Bandeira é uma solenidade prevista no artigo 217 da Lei do Serviço Militar, onde o cidadão dispensado da prestação do Serviço Militar realiza um compromisso perante a Bandeira Nacional de que se apresentará, imediatamente, em caso de uma convocação de emergência.