25 AGO 2010
PREFEITO
Prefeito encaminha à Câmara novo projeto educacional para ampliar número de vagas às crianças de Vinhedo

O prefeito de Vinhedo Milton Serafim encaminha hoje à Câmara Municipal projeto de lei para celebrar convênio com instituições de ensino da rede privada de educação infantil e entidades sem fins lucrativos, visando o atendimento de crianças residentes no município. O objetivo do prefeito é oferecer o serviço de atendimento e educação às crianças que aguardam uma vaga nas unidades da Rede Municipal de Ensino, beneficiando as famílias que necessitam trabalhar e não tem onde deixar seus filhos e não têm condições financeiras de pagar pelo serviço na rede privada de ensino.

“O convênio é uma estratégia presentes em muitos municípios para garantir a oferta da educação infantil. Tanto o Poder Público como as instituições possuem o mesmo interesse comum, o atendimento educacional à criança. Os esforços da sociedade para amparar a infância têm sido significativos especialmente no tocante a criação de creches, mas mesmo assim têm sido insuficiente para atender a real demanda ou necessidade das famílias, especialmente aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social. Com o convênio podemos auxiliar o processo para atender a demanda emergencial de vagas na rede pública de ensino”, justificou o prefeito Milton Serafim.

De acordo com o projeto 61/2010 o Poder Executivo também irá firmar convênios e parcerias com entidades particulares sem fins lucrativos, filantrópicas, assistenciais, culturais, educacionais, científicas, associações de classe, organizações da sociedade civil e interesse público e as organizações sociais.

O valor do custo mensal será definido mediante levantamento e planilha a ser elaborada pela Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Secretaria da Fazenda.

O projeto será analisado e votado pelos vereadores amanhã, dia 26, em sessão extraordinária.

Ações na educação

Desde janeiro de 2009, no início do seu terceiro mandato, o prefeito Milton Serafim estabeleceu a área da educação como uma das prioridades no seu governo.

Investimentos estão sendo realizados para qualificação de professores, educadores, aquisição de material didático de qualidade, realização de novas obras e reforma em todas as creches e escolas da Rede Municipal de Ensino.

A administração já planeja novas unidades de ensino, especialmente para atender crianças na faixa etária de 4 meses a 5 anos; ampliação do CEI Pequeno Polegar para atender a demanda da Vila João XXII; a construção de uma nova creche na área atrás do prédio em que funciona atualmente o Sesi; e a construção de um complexo educacional na região da Capela, a mais populosa de Vinhedo, com escola de ensino fundamental, pré-escola, creche em terreno já adquirido pelo Poder Público.