08 JUL 2010
PREFEITO
Metas da Secretaria de Saúde para o programa ?Prefeito Amigo da Criança? são apresentadas a Milton Serafim

Implantação do ambulatório de recém nascidos de risco e criação do ambulatório de pneumologia infantil são algumas das ações já feitas pela Atual Administração. Objetivo é resgatar os índices de qualidade de vida conquistados em Vinhedo no passado que favorecem a infância e a adolescência saudáveis

Funcionários da Secretaria de Saúde da Prefeitura e membros da comissão de acompanhamento e avaliação do programa ‘Prefeito Amigo da Criança’ da Fundação Abrinq apresentaram nesta quarta-feira, dia 7, ao chefe do executivo, Milton Serafim, as ações já desenvolvidas para garantir melhores condições de vida e a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes de Vinhedo. O objetivo é alcançar até 2011 as metas estabelecidas pelo programa que estão divididas em áreas como Saúde, Educação, Proteção Contra Maus Tratos e Garantias dos Direitos. Na oportunidade o prefeito foi acompanhado pelo secretário de Governo, José Luis Bernegossi.

O objetivo do prefeito em aderir ao programa no ano passado foi priorizar a infância e a adolescência em sua gestão, conforme já estabelecido em seu plano de governo, e mobilizar a sociedade para participar e acompanhar a implantação de políticas públicas com esta finalidade. “As metas estabelecidas pela Fundação Abrinq vêm ao encontro do que nos comprometemos por meio do nosso plano de governo. Por isso, a nossa administração já está compromissada com o tema. Agora este trabalho conjunto vai ajudar a concretizar o que planejamos. Fico feliz por ver o envolvimento de todos neste processo. Será um desafio para todos nós atingirmos estas metas”, disse o prefeito.

A meta do prefeito é resgatar os índices de qualidade de vida conquistados pelo município no passado. Em 2004, último ano do seu segundo mandato, Vinhedo era o primeiro município da RMC, o 4º do estado e o 15º do país, no IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – que engloba três dimensões riqueza, educação e esperança média de vida.

A secretária de Saúde, Nadia Capovilla, participou da reunião e apresentou as ações de saúde realizadas desde 2009, pela atual administração, que favoreçam todas as faixas etárias na área da saúde (confira abaixo). Entre os compromissos assumidos pelo programa ‘Prefeito Amigo da Criança’ estão reduzir a taxa de mortalidade infantil; diminuir o percentual de crianças com baixo peso ao nascer; reduzir a desnutrição infantil; assegurar a atualização do calendário de vacinação; reduzir a taxa de mortalidade materna e transmissão do HIV/Aids, por exemplo.

Rede ´Prefeito Amigo da Criança´

Ao assinar o Termo de Compromisso com programa, o prefeito passou a integrar a Rede ´Prefeito Amigo da Criança´, que tem como propósito ser o ponto de encontro dos participantes para troca informações, conhecimentos e experiências. É um espaço para que as gestões municipais de diferentes regiões e realidades possam interagir na busca de melhores formas de fortalecimento das políticas públicas para as crianças e adolescentes.

Algumas ações já realizadas pela atual administração

Reduzir a taxa de mortalidade infantil em menores de 1 ano e menores de 5 anos

– reestruturação do comitê de mortalidade meterno-infantil

-implantação do ambulatório de Recém Nascidos de risco, com atendimento no Centro Médico