21 JUN 2010
PREFEITO
Prefeito Milton Serafim assina contrato com Estado para compra de novos equipamentos para o Meio Ambiente

O prefeito Milton Serafim assinou na sexta-feira, dia 18, contrato com o Governo do Estado de São Paulo para a aquisição de novos equipamentos que serão utilizados no trabalho desenvolvido pela secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e na Central de Reciclagem de Vinhedo.

A formalização do convênio ocorreu na Secretaria do Estado de Meio Ambiente, com o chefe de gabinete do secretário estadual, Tiago Morais e o gerente do projeto Município Verde Azul, José Walter Figueiredo. O secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Cássio Capovilla, também esteve presente.

O pedido de recursos foi feito no início deste ano pelo prefeito Milton Serafim diretamente ao secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, que contemplou o município com envio de recursos pela conquista de Vinhedo do certificado Município Verde Azul. “Além de oferecer melhorias para o trabalho desenvolvido na Central de Reciclagem, com estas aquisições poderemos ajudar no aumento da geração de renda para as famílias que hoje sobrevivem exclusivamente da triagem deste material doado pela Prefeitura. Além disso, poderemos aumentar a capacidade de coleta de material, destinando corretamente o lixo gerado na cidade e reaproveitando materiais como papel, plástico e alumínio”, comentou Milton Serafim.

A verba, no valor de R$ 270 mil, será utilizada para aquisição de uma prensa enfardadeira, equipamento ideal para enfardamento de papel, papelão, plásticos, alumínio e garrafas pet. Hoje, a prensa utilizada pelos funcionários da Central de Reciclagem não atende a demanda de triagem de lixo reciclado que chega a 90 toneladas por mês. O recurso estadual também será utilizado para a compra de um caminhão com carroceria de madeira com capacidade para 13 toneladas. O objetivo da Prefeitura é ampliar o projeto de coleta seletiva e atingir a meta de coletar 100 toneladas por mês do material.

Por meio do contrato, a Prefeitura também irá adquirir um equipamento triturador de galhos, ideal para serviços de podas de árvores.

Central de Reciclagem

Criada em 1999, durante o primeiro mandato do prefeito Milton Serafim, a Central de Reciclagem recicla mensalmente 90 toneladas de material, mais que o dobro dos anos anteriores.

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente começou a coordenar no início deste ano os trabalhos dos cooperados e conseguiu aumentar o volume do material separado diariamente. Hoje, não há mais lixo acumulado na Central de Reciclagem. As empresas interessadas em comprar o material reciclável deixam caçambas no local e quando são preenchidas já são retiradas, proporcionando melhores condições de limpeza e higiene para os trabalhadores”, explicou Cássio Capovilla.

Vinte e cinco cooperados trabalham na separação do material que posteriormente é vendido a sucateiros e indústrias que trabalham com reciclagem.

Município Verde Azul

O trabalho desenvolvido na Central de Reciclagem de Vinhedo foi um dos responsáveis pela conquista do título Município Verde Azul, entregue no ano passado a Vinhedo pelo Governo de São Paulo. O município foi destaque no ranking ambiental estadual e a cidade mais bem classificada da RMC – Região Metropolitana de Campinas.

O município teve o seu desempenho avaliado em 10 diretivas que regem o projeto: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

No início de 2009 o prefeito Milton Serafim registrou junto ao Governo do Estado o compromisso de implantar em Vinhedo o projeto Município Verde, com a finalidade de promover a recuperação e preservação da qualidade ambiental. Este ano novamente Vinhedo aceitou o desafio de participar e ter as suas ações ambientais analisadas pelo projeto Município Verde Azul.