17 JUN 2010
PREFEITO
Prefeito Milton Serafim prestigia abertura do encontro do projeto Município Verde Azul

O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, participou na manhã desta quinta-feira, dia 17, da capacitação estadual para interlocutores do projeto Município Verde Azul, programa do Governo do Estado de São Paulo.

O evento foi realizado no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus durante todo o dia e contou com a participação de representantes de mais de 70 municípios. O prefeito Milton Serafim, o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Cássio Capovilla, o secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, o presidente da Câmara de Vinhedo, Geraldo Rodrigues Fróis (Cidinho), o interlocutor do projeto em Vinhedo, o biólogo da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Getúlio Oliveira, além de autoridades estaduais como o assessor executivo do projeto Município Verde Azul, José Walter Figueiredo, e o ex-coordenador do projeto, Ubirajara Guimarães, participaram da abertura.

O prefeito Milton Serafim deu as boas vindas a todos e reforçou a importância do projeto para todos os municípios. “Nós fomos a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas no ranking da certificação graças ao trabalho de coordenação da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e do engajamento de todas as secretarias para cumprir as diretrizes e colocar Vinhedo dentro dos padrões estabelecidos. Como prefeito sou muito cobrado pela população e estou muito satisfeito em perceber que aos poucos o comportamento dos municípios está mais consciente, já que somos todos responsáveis por cuidar do meio ambiente e fazer um futuro com mais qualidade de vida. Espero que esta capacitação seja capaz de propagar esta ideia de preservação. Os princípios ambientalmente corretos são preservados na cidade que queremos”, destacou o prefeito Milton Serafim.

O assessor executivo do projeto Município Verde Azul, José Walter Figueiredo, disse estar muito contente em observar o comprometimento do prefeito Milton Serafim com o meio ambiente. “O prefeito Milton Serafim foi muito feliz com suas palavras demonstrando essa preocupação com as questões ambientais. Sem o interesse das prefeituras, o estado não consegue ajudar e o meio ambiente acaba sendo o maior prejudicado”, ressaltou José Walter.

O presidente do Poder Legislativo de Vinhedo elogiou a conquista da certificação de Vinhedo e parabenizou o trabalho da Prefeitura, voltado para a preservação ambiental. “A Secretaria de Meio Ambiente está de parabéns por coordenar essa busca por um título tão importante. Tenho certeza que com a continuação deste trabalho vamos ter a cidade que queremos”, comentou Cidinho.

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Cássio Capovilla, enfatizou o valor do trabalho em equipe por parte do Poder Executivo e também do apoio fundamental da Câmara, na aprovação de leis ambientais, e da colaboração da sociedade civil. “Tivemos sucesso na conquista do certificado Município Verde Azul porque contamos com a ajuda de inúmeras pessoas e agradeço a todas pela participação. Cada ação local é válida por uma causa global”, afirmou Cássio.

Durante o encontro foram atualizadas, por técnicos da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, as exigências de cada uma das 10 diretivas que regem o projeto: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

O evento contou com palestra de Francisco Thomaz Van Acker, que abordou o tema legislação e de Fredmar Correa – que apresentou informações sobre o perfil do Conselheiro Municipal do Meio Ambiente: Política Municipal de Meio Ambiente, Exercício da Cidadania, Relação Sociedade Civil x Setor Público.

Vinhedo Verde Azul

Em 2009, Vinhedo conquistou o certificado Município Verde Azul. As ações ambientais desenvolvidas pela Prefeitura foram destaques em âmbito estadual. Vinhedo foi o primeiro município classificado entre as cidades RMC – Região Metropolitana de Campinas com a conquista do certificado e, por solicitação do prefeito Milton Serafim, Vinhedo aceitou novamente este ano o desafio de lutar pela conquista do certificado.

Para 2010 estão sendo levantadas em todas as secretarias municipais as ações realizadas, para que os dados sejam avaliados pelo Governo do Estado. A Prefeitura tem até o final do mês de agosto para apresentar os projetos já desenvolvidos no município e novas ações para preservação ambiental em Vinhedo. O resultado dos municípios que receberam a certificação será divulgado em novembro.

Para o prefeito Milton Serafim a entrega do certificado Município Verde Azul é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido pela atual administração. “Temos muito a fazer ainda no município para recuperação e preservação ambiental. Tivemos a conquista desta certificação já no primeiro ano de atuação no projeto e fomos a cidade mais bem classificada da região.

Esta foi a nossa primeira conquista de muitas que virão em prol do meio ambiente vinhedense”, declarou o prefeito Milton Serafim.