16 JUN 2010
PREFEITO
Experiência de Vinhedo será referência em trabalho com moradores em situação de rua na RMC

O projeto “Casa do Lugar da Esperança”, coordenado pelo Centro Comunitário Assistencial Vinhedense (CECAVI), com o apoio da Prefeitura de Vinhedo, será usado como referência para a criação de uma política de atendimento às pessoas em situação de rua para os 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O convite para apresentação dos resultados conquistados com a realização do projeto aos municípios que compõem a região foi feito ao prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, durante a última reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, realizada nesta terça-feira (15), em Jaguariúna. Na oportunidade, os representantes da Câmara Temática de Assistência Social da RMC entregaram um protocolo de atendimento às pessoas em situação de rua para municípios de pequeno e médio portes e para a metrópole.

O trabalho com moradores em situação de rua em Vinhedo é um dos beneficiados no Programa ‘Selando Parcerias’, por meio do qual a Prefeitura repassa R$3milhões a nove projetos desenvolvidos por 9 entidades da cidade. O projeto ‘Casa do Lugar da Esperança’ recebe R$ 250 mil por meio de subvenção da Prefeitura e tem como objetivo principal atuar junto à população em situação de rua e contribuir para um recomeço, trabalhando sua autonomia, visando sua integração e reinserção ao convívio social. De acordo com o prefeito Milton Serafim, o compromisso de cuidar da área social da cidade é uma das metas assumidas em seu plano de governo. “Ficamos muito contentes com o convite e fazemos questão de colaborar para a resolução desta questão que atinge não só Vinhedo, mas todas as cidades da RMC. Esse trabalho com o morador de rua é uma maneira de darmos o suporte necessário para uma reintegração digna na sociedade. Uma das coisas mais tristes para um ser humano é não se sentir valorizado e nosso objetivo aqui é convencer os usuários da casa de que a vida vale à pena. A área social é sempre motivo de nosso maior cuidado, pois é a partir de uma sociedade mais igualitária que faremos a cidade que tanto queremos”, afirmou o prefeito.

De acordo com a vice-presidente e coordenadora geral do Projeto, Clemilda Peretto, ao chegar na casa os moradores passam por uma triagem para que seja traçado um perfil de cada morador e as necessidades individuais. “Fazemos um trabalho terapêutico personalizado e estabelecemos junto com eles metas a serem cumpridas para motivá-los a buscarem a reintegração na sociedade. Sete pessoas já estão de volta ao mercado de trabalho por meio de encaminhamentos que fazemos ao PAT (posto de Atendimento ao Trabalhador) e pela própria solidariedade entre eles, que ao saberem de uma vaga indicam aos outros usuários”, explica Clemilda. Sobre a parceria com a Prefeitura, a Responsável Técnica pelo Projeto, a assistente Social Karine Teixeira Schwanke, afirmou que sem a ajuda do Executivo o projeto não seria possível. “Sem dúvidas, a Prefeitura é nossa maior parceira e esta ajuda é essencial para o sucesso deste projeto. Além da verba, recebemos um grande apoio do Fundo Social de Solidariedade, que nos ajuda com inúmeras doações”, contou Karine.

Casa do Lugar da Esperança

A “Casa do Lugar da Esperança conta atualmente com 20 assistidos. Já passaram pelo projeto 25 moradores de rua dos quais 7 já estão inseridos no mercado de trabalho. Por meio do projeto são oferecidos aos moradores atendimentos básicos de abrigo, alimentação, higiene e saúde e também uma estrutura adequada para o desenvolvimento e o convívio social, que possibilite mudança na conduta de suas atitudes.

A Equipe Multidisciplinar é composta por Coordenador, Assistente Social, Psicóloga, Técnico em Dependência Química, Monitores e Auxiliar de Cozinha. A “Casa do Lugar de Esperança”, situada na Rua Marselha, nº 98, Vila Fontaine, foi inaugurada para o público alvo no dia 17 de fevereiro de 2010.

Os moradores realizam atividades como preparação de horta, melhoria na chácara, visita a outros lugares, como centros de Recuperação, apresentação de vídeo motivacional e discussões em grupo.