10 JUN 2010
PREFEITO
Prefeito Milton Serafim e autoridades visitam Ceprovi

Acovec é uma das entidades conveniadas com a Prefeitura no Programa ‘Selando Parcerias’

Ana Laura Amstalden tem apenas 11 anos, mas já domina inúmeros conhecimentos na área de Informática. A jovem está matriculada desde o início do ano no curso de informática incluído no projeto “Profissionalizando Cidadãos”, de responsabilidade da Associação Comunitária Vinhedense de Educação (Acovec) ministrado gratuitamente no Centro de Ensino Profissionalizante de Vinhedo (Ceprovi) conforme critérios sócio-econômicos. “Tenho aulas todas as quartas e já aprendi muitas coisas, o curso é muito bom e vai fazer muita diferença na minha vida”, afirmou.

Nesta quarta-feira (9) o prefeito Milton Serafim, o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, a secretária de Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti Serafim, e demais secretários municipais, fizeram uma visita ao Ceprovi. Representando o Poder Legislativo esteve o vereador Donizete Lopes, Marcio Melle, Junior Vendemiatti e Adriano Corazzari.

A Acovec é uma das 9 entidades contempladas no programa ‘Selando parcerias’, por meio do qual a Prefeitura repassa quase R$3 milhões a instituições da cidade. O prefeito Milton Serafim ressaltou que através do projeto o Poder Executivo busca apoiar as entidades em todos os segmentos. “Com este projeto apoiamos o morador de rua para que ele tenha condições de moradia e mais oportunidades por meio do CECAVI; damos suporte aos idosos por meio do Lar da Caridade; apoiamos a questão do tratamento da dependência química através da SOS Esperança e Vida; prestamos assistência às pessoas com deficiência da nossa cidade por meio do LarCab e Ceivi, contribuímos para um trabalho de conscientização de jovens por meio da Arca entre outros segmentos.

Desta forma queremos desenvolver o potencial em diversos públicos da sociedade. Este trabalho executado pela Acovec também tem uma enorme importância, pois garante mais oportunidades no mercado de trabalho. A construção do Ceprovi foi um sonho que realizamos pois estudar e aprender um ofício da condições para que os moradores se integrem na sociedade. Investir no social é a maior obra que podemos fazer pelo bem da população. Já ajudamos 11 projetos, mas para o ano que vem queremos ter 20 até 30 na nossa lista. Assim vamos construir a cidade que queremos”, afirmou Milton Serafim.

Repasse

Para a Acovec a Prefeitura repassa o valor de quase R$ 123 mil para a execução do projeto ‘Profissionalizando Cidadãos’, que beneficia atualmente 138 pessoas através de cursos profissionalizantes em desenvolvimento e prestes a ser implantados nas áreas de informática, garçom e garçonete, auxiliar de cozinha e culinária, estética e depilação, podologia, cabeleireira, corte e costura, encanador, eletricista, montagem, artesanato e bordadeira e inglês. O repasse faz parte do cumprimento do item do plano de governo do prefeito Milton Serafim que propõe um aumento às ações ligadas à assistência e promoção social da cidade. A meta até o final do ano é de atingir 400 alunos. Os interessados em participar devem procurar o Ceprovi para uma análise da assistente social responsável. Mais informações pelo telefone 3826-1228.

O presidente da instituição, Weber Soldera, agradeceu o convênio firmado com a Prefeitura e especialmente o apoio dado pelo prefeito Milton Serafim. “Gostaria de enaltecer a gestão moderna realizada pelo prefeito Milton Serafim. Isso mostra a visão de que a parceria entre o terceiro setor e a Prefeitura é sempre produtiva. Estamos investindo para qualificar cidadãos e fazer a diferença na vida dos alunos”, comentou Weber.

A secretária de Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti, lembrou que a parceria entre Prefeitura e Acovec tem o objetivo de melhorar as condições de vida de cidadãos que tem menos oportunidades. “É muito gratificante estarmos aqui e através do governo do prefeito Milton Serafim desenvolvermos um trabalho não só de assistência, mas de desenvolvimento social”, destacou a secretária.

O aposentado Nelson Vianna, de 65 anos, também é um dos alunos do curso de informática do projeto e está feliz com o resultado. “Antes eu tinha que pedir ajuda para usar o computador ao meu neto de oito anos. Agora estou fazendo o curso há dois meses e consigo me virar melhor. Sou aposentado mas sei a importância de aprendermos sempre mais”, afirmou.