11 MAI 2010
PREFEITO
Vinhedo é uma das 100 cidades mais sustentáveis do Brasil

Em Brasília, Prefeito Milton Serafim recebeu homenagem entregue pelo senador

Aloizio Mercadante (PT) e a deputada federal Aline Correa (PP)

O prefeito Milton Serafim recebeu nesta terça (5) o prêmio ANPV/2010 de qualidade em gestão pública municipal, concedido pela Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil para os 100 prefeitos das cidades que mais se destacaram em políticas sociais e de sustentabilidade por todo o Brasil.

Os vencedores foram selecionados a partir de um levantamento feito por comitê especial coordenado pela Fundação Universa de Brasília, além de ONGs, grupos formadores de opinião, meios de comunicação entre outros. Foram 5.565 municípios pesquisados, 100 vão fazer parte do Anuário ANPV 2010 Ranking 100 mais- ‘Cidades Sustentáveis’.

Na avaliação são considerados resultados positivos das prefeituras na implantação de programas de geração de emprego e na vocação educadora. Cuidados com o meio ambiente, saúde da população e seu bem-estar em termos de lazer e cultura foram selecionados.

A cerimônia ocorreu no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília e contou com a presença de diversas autoridades do país como os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Paulo Paimm (PT-RS), Serys Slheessarenko (PT-MT). Conforme informações da Agência Senado, Serys, que é 2ª vice-presidente da Casa, afirmou que é no município que os problemas chegam e têm de receber solução. Dizendo-se "essencialmente, de forma determinada, municipalista", a senadora enfatizou que "os problemas chegam, em primeira mão, ao vereador e à vereadora, ao prefeito e à prefeita".

A placa de homenagem foi entregue ao prefeito Milton Serafim pelas mãos do senador Aloizio Mercadante (PT) e da deputada federal Aline Correa (PP). “Fico muito feliz por esta premiação, pois é um reconhecimento do trabalho consciente que procuramos fazer na Administração. Seguimos à risca o conceito de sustentabilidade, pois a cidade obteve crescimento econômico sem deixar de lado a responsabilidade social, o respeito ao meio ambiente e os investimentos na educação e na cultura. Acredito que nosso grande investimento de R$ 3milhões à área social por meio do projeto Selando Parcerias e a obtenção do Selo Município Verde Azul foram dois grandes exemplos para a conquista deste prêmio. São demonstrações de que mesmo tendo ainda muito a percorrer, estamos seguindo no caminho certo”, afirmou o prefeito, que estava acompanhado pelo secretário de Governo, José Luis Bernegossi.

Vinhedo: ecologicamente correta e com políticas sociais concretas

Um dos critérios para a seleção dos premiados foi o desenvolvimento de políticas sociais na cidade. Por meio do programa ‘Selando Parcerias’ a Prefeitura repassa cerca de R$3 milhões a título de subvenção. O prefeito Milton Serafim ampliou de R$ 1,4 milhão (2009) para R$ 3 milhões (2010) o repasse às entidades, ou seja, dobrou o valor que entidades assistenciais da cidade recebem. As entidades e os projetos assistenciais subsidiados pela Prefeitura foram selecionados no final de 2009 pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social após o lançamento de um Edital em que as instituições apresentaram formalmente ao Poder Público Municipal a intenção em receber subvenção e em quais projetos iriam atuar.

Ainda na área social, a Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Saúde, realiza o programa VIDAS – Vinhedo Desenvolvendo Ações de Saúde, um dos projetos avaliados na seleção. O objetivo é levar acompanhamento médico, odontológico e nutricional aos alunos da Rede Municipal de Ensino. O projeto também engloba o programa saúde e prevenção nas escolas, voltado para adolescentes do ensino fundamental.

Na área de Cultura, um dos aspectos avaliados são as oficinas culturais. Cerca de 3mil alunos fazem parte do projeto por meio do qual a Prefeitura de Vinhedo disponibiliza 30 opções de cursos gratuitos na área da música, pintura, dança e desenho, sendo que cada aluno pode frequentar até três modalidades. As oficinas têm o objetivo de garantir o acesso de todos os cidadãos de Vinhedo à cultura é uma das prioridades do prefeito Milton Serafim.

Os investimentos no inglês para os alunos da rede municipal a partir dos três anos de idade e as mesas educacionais informatizadas para o ensino infantil, além da reforma de todas as unidades escolares foram alguns itens levados em conta na área da Educação.

Outro ponto analisado pela Associação foi a questão ambiental. As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Vinhedo e a Sanebavi (Saneamento Básico de Vinhedo) durante 2009 foram destaque no ranking ambiental estadual do selo Município Verde Azul.

O município teve o seu desempenho avaliado em 10 diretivas que regem o projeto: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

A ANPV

A ANPV, criada em 2005, tem por objetivo dar suporte exclusivo à classe de prefeitos e vice-prefeitos independentemente de partido, credo, raça, condição social ou localidade dentro do território nacional no planejamento de políticas e ações de interesse público.