Estudantes de Vinhedo contarão com estrutura adequada e professores fluentes em LIBRAS; Prefeitura também atenderá no local alunos com outros tipos de deficiência
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, terá no Complexo Educacional Norberto Elias – em construção na região da Capela – seu novo polo de atendimento a alunos com deficiência auditiva. Até o momento, o atendimento para este público escolar ficava concentrado na Escola Municipal (EM) Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben, no bairro Capela. O Complexo também atenderá alunos com outros tipos de deficiência e necessidades especiais de aprendizagem.
Com a viabilização do novo polo de atendimento no Complexo, a Prefeitura de Vinhedo tem a expectativa de ampliar o alcance deste tipo de atenção especializada aos diversos níveis escolares, já que lá haverá uma unidade de ensino fundamental e outras duas de educação infantil. “Neste novo polo de atendimento que estruturamos já beneficiaremos dez alunos da Rede e vamos continuar a provê-los com acompanhamento integral e que abrangerá todos os níveis de escolaridade em um único endereço, ofertando o apoio que precisam desde o ingresso na educação infantil até o término do ensino fundamental”, disse o prefeito Milton Serafim.
A transferência do polo de atendimento para alunos com deficiência auditiva ao Complexo ainda tornará possível à Prefeitura de Vinhedo concentrar o trabalho dos profissionais especializados nesta área, que fazem da equipe de educação especial da Secretaria Municipal de Educação, em um único local e possibilitará aos alunos ter um contato mais abrangente, compreendendo seu envolvimento tanto nas turmas regulares que frequentam quanto com outros alunos que tenham esta mesma deficiência. “E este contato frequente, com outros colegas que tenham ou não a mesma necessidade especial, é de fundamental importância em seu processo de formação global, pois além de favorecer o desenvolvimento escolar e sua inclusão social, também agrega ao aprimoramento da comunicação em LIBRAS, já que passa a ter contato com outras pessoas que tenham o mesmo tipo de necessidade especial”, falou o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz.
Regulamentada e reconhecida pela Lei nº 10.436/2002, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma forma de comunicação e expressão que constitui um sistema linguístico das comunidades de pessoas surdas do Brasil. “O poder público deve sempre apoiar o uso e a difusão da linguagem como um meio de comunicação objetiva e de utilização corrente e, por isso, ainda teremos, neste polo a oferta de capacitações em LIBRAS direcionadas para professores, funcionários, alunos, familiares e comunidade interessada”, disseram as coordenadoras de educação especial da Rede, Paula Franco Guize e Tatiana Saes Steiner.
O atendimento
Ao atendimento de alunos com deficiência, o Complexo terá uma sala de recursos especialmente dedicada ao atendimento educacional especializado. Neste espaço será oferecido aos educandos estrutura totalmente adequada ao pleno atendimento e desenvolvimento de suas atividades pedagógicas, incluindo mobiliário e materiais didáticos adaptados, recursos pedagógicos e de acessibilidade, além de outros equipamentos que atenderão as necessidades educacionais específicas dos alunos.
À atenção dos dez estudantes com deficiência auditiva, a Secretaria informou que haverá, ao menos, três professores especializados e que são fluentes em LIBRAS. “Contudo, as atividades do polo não ficarão restritas a este espaço, uma vez que dentro da política inclusiva que adotamos em nossa Rede também prevemos a participação destes estudantes nas demais atividades comuns e regulares da escola”, disse o vice-prefeito e secretário municipal da pasta.
No atendimento educacional especializado ofertado pela Prefeitura, as coordenadoras de educação especial da Rede ainda explicaram que os alunos com deficiência auditiva são respeitados em suas particulares e no processo de aquisição do conhecimento, que se dá, primeiramente, com a aprendizagem e alfabetização em LIBRAS e, posteriormente, com o ensino da Língua Portuguesa e demais conteúdos. Em suas classes regulares, também recebem o apoio de um professor fluente em LIBRAS, que os auxiliam na realização das atividades diárias na sala de aula.
Em Vinhedo, a Rede Municipal de Ensino tem atualmente 269 alunos com deficiência ou com necessidades especiais de aprendizagem, sendo dez deles com deficiência auditiva.
O Complexo
O Complexo Educacional Norberto Elias, da Prefeitura, será formado por três unidades de ensino da Prefeitura: a EM Doutora Nilza Maria Carbonari Ferragut, que atenderá do 5º ao 7º ano no período da manhã e do 1º ao 4º ano no período da tarde; o Centro de Educação Infantil (CEI) Mágico de Oz, que atenderá os níveis maternal II e fases I e II (dos 3 anos aos 5 anos e 11 meses); e CEI Pequeno Príncipe, que atenderá os níveis berçário I, II e maternal I (dos 4 meses aos 2 anos e 11 meses). Ao todo, terá mais de 6,1 mil m² de área construída e ainda compreende em sua estrutura um ginásio poliesportivo, quadra ao ar livre e praças de convívio.