13 ABR 2021
Univesp abre inscrições para vestibular 2021 na segunda-feira (19)

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abre na segunda-feira (19), às 10h, as inscrições para o vestibular 2021. O Polo de Vinhedo oferece 32 vagas, 16 para Licenciaturas, com opções de Letras, Matemática e Pedagogia; e 16 para Computação, cursos de Bacharelado em Tecnologia da Informação, em Ciência de Dados e Engenharia de Computação. As inscrições vai até 20 de maio e devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. As provas ocorrerão em duas datas, Eixo de Licenciatura no dia 13 de junho e Eixo de Computação no dia 20 de junho. O iní­cio das aulas estão previsto para agosto de 2021. O custo da inscrição ao de R$ 45. Para participar, não há limite de idade, basta ter concluí­do o ensino médio ou com o término previsto até o perí­odo da matrí­cula.

O Polo de Vinhedo funciona na Avenida Avenida Independência, 5.110. Do dia 19 de abril até as 23h59 do dia 20 de abril, moradores inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (Cadúnico) terão isenção da taxa de inscrição. No mesmo perí­odo, também será concedida a redução de 50% do valor da taxa aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em ní­vel de graduação ou pré-graduação e que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mí­nimos ou desempregados. Os benefí­cios são concedidos no site do vestibular.

No momento da inscrição, basta clicar em redução de taxa ou a isenção. Em caso de dúvidas, o candidato poderá acessar o Fale Conosco do site da Vunesp, www.vunesp.com.br/faleConosco, e encaminhar sua mensagem ou entrar em contato com o Disque Vunesp, telefone (11) 3874-6300, em dias úteis, das 8h as 18h. As provas serão realizadas nos dias 13 de junho (Licenciaturas) e 20 de junho (Computação), as 13h, de forma presencial. A empresa organizadora seguirão todas as recomendações sanitárias de prevenções a Covid-19.

A lista completa dos locais dos exames estarão disponí­vel em vestibular.univesp.br, no dia 2 de junho. Os gabaritos oficiais serão divulgados em 14 de junho (Licenciaturas) e 21 de junho (Computação), no site do vestibular. Cursos Como no vestibular passado, os alunos do Eixo de Computação farão a opção entre os três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (4 anos) e Engenharia de Computação (5 anos).

Os ingressantes nas Licenciaturas cursando um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em: Letras, Matemática e Pedagogia. O modelo garante ao estudante mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento do itinerário formativo, além da integração com graduandos de outras habilitações, o que contribui para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares. Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a vídeo-aulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores.

Os polos são espaços fí­sicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso a  internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as vídeo-aulas também podem ser acessadas pelo canal de YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv. No total, a Univesp oferece 11.020 vagas do vestibular anual 2021, destinadas a 305 municí­pios do Estado. Serão oferecidos seis cursos, com dois eixos básicos de ingresso, via processo seletivo: Licenciaturas (5.510 vagas) e Computação (5.510 vagas). Cronograma do Vestibular 2021

Datas Eventos
Das 10h do dia 19/04 ate as 23h59 do dia 20/05/2021 Inscrição para o Processo Seletivo Vestibular no site: vestibular.univesp.br (no endereço eletrônico serão divulgados todos os eventos relacionados ao processo seletivo 2021)
Das 10h do dia 19/04 ate as 23h59 do dia 20/04 Inscrição para isenção e redução de taxa de inscrição
07/05/2021 Divulgação do resultado da análise dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição
10 e 11/05/2021 Recurso referente ao indeferimento do pedido de redução da taxa de inscrição por meio do site: vestibular.univesp.br
18/05/2021 Divulgação da análise dos recursos dos pedidos de redução da taxa de inscrição.
02/06/2021 Publicação oficial dos locais de prova e Convocação para as Provas (vestibular.univesp.br)
13/06/2021 (as 13h) Aplicação da prova objetiva e redação para candidatos do Eixo de Licenciaturas
14/06/2021 Divulgação do Gabarito Oficial da prova do Eixo de Licenciaturas
14 e 15/06/2021 Interposição de recursos do Eixo de Licenciaturas gabarito.
20/06/2021 (as 13h) Aplicação da prova objetiva e redação para candidatos do Eixo de Computação
21/06/2021 Divulgação do Gabarito Oficial da prova do Eixo de Computação.
21 e 22/06/2021 Interposição de recursos do Eixo de Licenciaturas gabarito.
22/07/2021 Publicação oficial do resultado no site vestibular.univesp.br
22/07/2021 (as 16h) Publicação da 1ª chamada no site do vestibular
23 a 26/07/2021 Data para os candidatos convocados na 1ª chamada efetivarem a matrí­cula nos respectivos polos.
28/07/2021 Publicação da 2ª chamada no site: vestibular.univesp.br
29 e 30/07/2021 Data para os candidatos convocados na 2ª chamada efetivarem a matrí­cula nos respectivos polos
03/08/2021 Publicação da 3ª chamada no site: vestibular.univesp.br
04 e 05/08/2021 Data para os candidatos convocados na 3ª chamada efetivarem a matrí­cula nos respectivos polos