O governo estadual anunciou esta semana cronograma de vacinação de covid-19 para os idosos a partir de 60 anos até a primeira quinzena de maio, com a chegada prevista de novos lotes da vacina Astrazeneca, da Fiocruz, complementadas com lotes da Coronavac, do Butantan. Segundo o governo, novo grupo totaliza 2,24 milhões de pessoas no Estado.
A vacinação dependerão da entrega da vacina Astrazeneca da Fiocruz. A Fiocruz informou o Governo do Estado de SP, os governadores e o Ministério da Saúde sobre a entrega da vacina. Essas pessoas nessas faixas etárias serão vacinadas majoritariamente com a vacina da Fiocruz, mas também com a vacina do Butantan, informou o governo estadual. Segundo divulgou o governo estadual, 840 mil moradores do Estado com 63 e 64 anos poderão receber a primeira dose da vacina a partir do dia 29 de abril. As demais 1,4 milhão de pessoas de 60, 61 e 62 anos tem cronograma previsto a partir de 6 de maio. Desde segunda-feira (12), doses estão sendo aplicadas nos idosos com 67 anos. A partir da próxima quarta-feira (21), serão a vez dos que tem 65 e 66 anos, totalizando mais 760 mil pessoas, diz o Estado.
Em abril, o cronograma incluiu os idosos de 68 anos, profissionais da ativa das forças de Segurança e trabalhadores da Educação de escolas públicas e privadas a partir de 47 anos. Todas as pessoas que integram os públicos da campanha podem acessar o site Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br) para confirmar o pré-cadastro. O preenchimento do formulário leva de um a três minutos e economiza até 90% do tempo de atendimento nos postos de vacinação. O pré-cadastro não ao obrigatório, mas facilita o trabalho dos profissionais da saúde e beneficia a população atendida.