07 MAI 2021
EDUCAÇÃO
Acolhimento e tranquilidade marcam primeira semana de aulas presenciais em Vinhedo
Termos entregues a pais e responsáveis indicam que 65%, em média, concordam com o retorno de atividades presenciais na Educação Infantil e 66% no Ensino Fundamental

Acolhimento, tranquilidade e emoção marcaram a primeira semana de aulas presenciais na Educação Infantil de Vinhedo, depois de 14 meses de ensino remoto por causa da pandemia. Cerca de 150 crianças participaram das atividades presenciais, que seguem todos os protocolos de segurança sanitária definidos no Plano São Paulo do governo estadual de combate ao coronavírus.

“Nossas escolas estão muito bem cuidadas para receber os alunos”, afirmou a secretária de Educação, Eliana Chrispim, na live semanal do prefeito Dario Pacheco, quinta-feira (6), às 18h. “Acompanhamos a retomada em grande parte das escolas e foi um momento muito especial para alunos e professores. O retorno ficou abaixo do esperado, mas respeitamos o tempo das famílias”, disse. As escolas podem receber, nesta fase da pandemia, até 35% dos alunos em sistema de revezamento.

Eliana explicou que os termos entregues a pais e responsáveis indicaram que 65% deles, em média, concordam com o retorno de atividades presenciais na Educação Infantil e 66% no Ensino Fundamental. O levantamento foi feito com os pais e responsáveis que preencheram os termos até quinta-feira (6). Os números variam entre as unidades escolares. Há caso em que apenas 25% dos pais ou responsáveis concordam com a retomada e outros em que o percentual é de 75%.

Segundo Eliana, os Centros de Educação Infantil e as Unidades do Fundamental I e II têm autonomia para  organizar o retorno com atividades presenciais e online, de acordo com as repostas da comunidade escolar, a quantidade de professores para cada modalidade e suas condições de acesso e equipamentos de informática.

A Secretaria apontou algumas diretrizes básicas para essa organização. “Cada escola está fazendo seu modelo de retorno presencial conforme sua realidade”, explicou Eliana. Ela esclareceu que as unidades escolares estão entrando em contato com pais e responsáveis para divulgar a sua organização de retorno.

Merenda

A secretária disse, na live, que as famílias da Rede Municipal de Educação terão, em maio, recarga no valor de R$ 50 no cartão-alimentação, que substituirá as cestas básicas referentes a abril. “Com o retorno das aulas presenciais, não temos pessoal para entregar as cestas básicas nas escolas e, também, por questões de segurança sanitária não podemos fazer essa entrega”, comentou. Ela também anunciou outra recarga de R$ 100, como complementação alimentar referente a maio, e lembrou que para esta recarga ainda será realizado o processo de compras.

Autor: Silvana Guaiume