29 JUN 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Vinhedo lança cartilha sobre atendimento à população em situação de rua
Material expressa o compromisso do Município com esses moradores, através das políticas públicas municipais
A Prefeitura de Vinhedo lançou uma cartilha informativa sobre o atendimento à população em situação de rua da cidade. O material expressa o compromisso do Município com esses moradores, através das políticas públicas municipais, e aponta que o melhor caminho para a população ajudar esses moradores é acionar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que vai oferecer todo o atendimento necessário.

A maior parte deles é de imigrantes, chamados trecheiros, com processos de doença mental, debilidade física, dependentes de álcool de drogas, que migram pelas cidades em busca de locais mais confortáveis, com maior acesso a comida e esmolas.

A cartilha “Construindo conceitos, desconstruindo preconceitos” será distribuída em órgãos públicos, comércio e pode ser acessada no link https://cutt.ly/DmoxhWQ. Os moradores em situação de rua contam uma rede de atendimento em Vinhedo, coordenada pela Secretaria de Assistência Social, que oferece desde cuidados emergenciais, como higiene e alimentação, até serviços mais complexos, como tratamento de saúde, regularização de documentos, retomada de laços familiares.

“Temos uma rede de cuidados para acolher essa população e oferecer a eles opções para que não permaneçam nas ruas, para que possam resgatar sua cidadania, sua identidade e possam restabelecer o vínculo com a família, voltar ao mercado de trabalho. É um trabalho delicado que nossos servidores da Assistência Social realizam com zelo e atenção. Há os que preferem ficar na rua, temos também que cuidar deles, porque eles têm o direito constitucional de permanecer na rua”, disse o prefeito Dario Pacheco.

O objetivo é resgatar a cidadania desse morador para que ele possa voltar a ser protagonista da sua história. Equipes promovem diariamente a busca ativa dessa população para oferecer ajuda e cuidados.

Os moradores ajudam quando acionam os órgãos da rede de proteção, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Guarda Civil Municipal e o serviço de emergência de Saúde. Também podem contribuir como voluntários nas Casas de Passagem ou entidades sociais que trabalham em benefício dessa população. No caso de infração ou crime, deve-se acionar a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal.

Proteção legal

O atendimento ao morador em situação de rua é baseado na Constituição Federal, no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e na Política Nacional para a População em situação de Rua. Essas pessoas são protegidas por lei e têm direitos básicos garantidos a serem implementados pelo poder público. O atendimento é intersetorial, com a integração de assistência social, saúde, cultura, trabalho, esporte, segurança, poder judiciário, entre outros.

O morador em situação de rua enfrenta fragilidade em suas relações sociais, inclusive com a família, fragilidade emocional e debilidade física, parte deles é dependente químico. Eles têm entre 30 e 60 anos, na maioria, e 90% são do sexo masculino. Nos últimos oito anos, a população em situação de rua no Brasil cresceu 140% e estima-se que hoje somam 221 mil pessoas, 24  mil no Estado de São Paulo.

Há moradores que estão vivendo em situação de rua temporariamente, porque deixaram sua cidade em busca de condições de vida melhores como moradia, emprego. Outro grupo vive na rua e se relaciona em busca de alternativas para viver, como pequenos trabalhos. E há o grupo chamado de usuários cronificados, que vive há tempos na rua e tem processos de doença mental, uso de álcool, de drogas e debilidade física. Na grande maioria, são os trecheiros, que migram pelas cidades.

Rede de atendimento

Em Vinhedo, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é a unidade pública que oferta o atendimento especializado a essas pessoas. Equipes do CREAS fazem a Abordagem Social, através da busca ativa desses moradores para identificação, orientação e encaminhamento. No atendimento individual são definidas necessidades de cada pessoa para inseri-la na rede de atendimento, inclusive resgatar vínculos para o retorno ao seu local de origem.

Trecheiros podem permanecer por até 10 dias na Casa de Passagem, enquanto sua situação é encaminhada. Pessoas em situação de rua de  Vinhedo recebem acolhimento por períodos definidos pela equipe especializada, para restabelecer vínculos familiares. Enquanto permanecem acolhidas, participam de oficinas, hortas e de projetos para o retorno ao mercado de trabalho.

Todos os moradores em situação de rua são atendidos pela Secretaria de Assistência Social, mesmo os cronificados, que não querem deixar as ruas, e têm o direito permanecer na rua garantido pela Constituição Federal. Essa população pode tomar banho, se alimentar e dormir na Casa de Passagem, caso queiram.

Contatos e Endereços Importantes
CREAS e Secretaria de Assistência Social – 3826-8720