08 JUL 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura inaugura sede própria para o Centro de Referência Especializado de Assistência social (CREAS)
Atendimento estava centralizado no Centro de Convivência com outros programas e serviços e agora ganha local amplo e confortável no Jardim Itália
A Prefeitura de Vinhedo inaugurou nesta quinta-feira (8) o novo prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) sediado no Jardim Itália, para oferecer atendimento de melhor qualidade, mais conforto e comodidade aos usuários. Antes da nova sede, o serviço funcionava no Centro de Convivência em espaço adaptado.

Participaram da solenidade várias autoridades municipais, entre elas o prefeito Dario Pacheco, a secretária de Assistência, Cristina Mazon, a delegada da Polícia Civil Dra. Denise Margarido, secretários municipais, conselheiros e os vereadores Pastor Léo Fernandes, Mazinho, Inês Diogo, Tiago Marra, Luiz Vieira e Nayla de Souza.

O Centro de Referência Especializado é uma unidade de proteção social específica para o atendimento de pessoas e famílias em situação de ameaça ou que tiveram seus direitos violados, por situação de violência física, psicológica ou sexual, para o cumprimento de medidas sócio-educativas em meio aberto e para o atendimento de situações de abandono.

“São atendidas mensalmente cerca de 1 mil pessoas pelo CREAS e acompanhadas 168 famílias, números que reforçam a importância de uma sede própria para Vinhedo. E o melhor, sem custo de locação ao município, já que há recursos federais para isso e, com o empenho da Secretaria de Assistência Social, conseguimos que o município fizesse uso das verbas destinadas para essa finalidade”, explicou dr. Dario.

Para a secretária de Assistência Social, Cristina Mazon, a nova sede faz parte das metas a serem cumpridas pela pasta, que conseguiu conciliar, nesse caso, aspectos financeiros e metodológicos já traçados para a área de Assistência Social, a partir da nova gestão municipal, que definiu como prioridade o cuidado com as pessoas. “Com uma equipe muito capacitada, ajudamos a reconstruir vidas e a recuperar laços quebrados. Agora com todo o conforto e condições de sigilo e privacidade que os atendimentos exigem”, reforçou.

Representando o Poder Legislativo, Pastor Léo Fernandes enalteceu o trabalho da equipe, que lida com pessoas vulneráveis, e a importância de amar o próximo. “Somos uma unidade que precisa funcionar bem, como se fosse uma engrenagem, assim como o poder público. Temos que colocar Deus acima de tudo, depois a família, que é a nossa base, os parentes e amigos e, por último, as coisas. Se invertemos esses lugares, perdemos o sentido da vida”, disse.

Serviços

O novo CREAS conta com 10 profissionais, entre assistentes sociais e psicólogos, para atender as famílias do PAEFI, assistente social para a abordagem social da população em situação de rua e psicólogo para os adolescentes em liberdade assistida.

O prédio tem salas para atendimento individual, em grupo, sala da equipe, banheiro com acessibilidade e refeitório.

O CREAS realiza três serviços em Vinhedo. O serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), serviço de abordagem social com moradores em situação de rua e serviço de atendimento sócio-educativo.

São atendidas 168 famílias em situação de vulnerabilidade social, realiza em média 130 abordagens sociais por mês e mais de 1 mil atendimentos mensais.

Autor: Ana Cândida Briski