O Consórcio Intermunicipal do Aterro Sanitário (CIAS) que congrega as cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Vinhedo, Campo Limpo Paulista, Louveira e Cajamar elegeu novos integrantes para a composição dos Conselhos Consultivo e Fiscal.
Além da eleição, foi discutida a proposta de modernização do estatuto visando a transformação do CIAS em consórcio público, conforme a lei 11.107/2005, com vistas à melhoria da governança do equipamento e da possibilidade de implementar iniciativas como geração de energia e redução de custos da atividade de manutenção do aterro. A reunião foi realizada no período da manhã, no Paço Municipal, com a presença dos prefeitos, secretários e convidados.
Por aclamação, o prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, foi eleito presidente do Conselho Consultivo, e tem na vice-presidência o prefeito de Campo Limpo Paulista, Luiz Antônio Braz.
Segundo Luigi Longo, do Instituto Cidades Inteligentes, especialista em gestão ambiental e conhecedor do marco regulatório do saneamento, o consórcio deve ser um agente mobilizador das cidades, criando modelagens, normas de regulação e estudos necessários para adequar os municípios às novas regras.
Participaram do encontro, além do prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado e do Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, o prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, de Cajamar, Danilo Barbosa Machado, de Campo Limpo Paulista, Luiz Antônio Braz, vice-prefeito de Louveira, Ricardo Barbosa, diretor executivo Cias, Hélio Carletti Frigeri, gerente administrativo Cias, Lucialdo Raul Chaves, secretário de Várzea Paulista, Renato Germano e a secretária interina de conselho fiscal de Vinhedo, Cristiane Haidar Silva Panizza.