20 AGO 2021
SANEAMENTO
Vinhedo pede atenção da população na economia de água para manter abastecimento
Níveis dos reservatórios estão em média 46% abaixo do normal e chuvas devem ser menores que a média nos próximos três meses

Vinhedo, assim como toda a região centro-sul do Brasil, tem registrado chuva abaixo do esperado e a Sanebavi mais uma vez alerta a população para a necessidade de economia de água neste período de escassez hídrica. Os níveis dos reservatórios estão, em média, 46% abaixo do nível máximo.

Para este mês de agosto são esperados 50,84mm de chuva, mas o acumulado nos últimos 20 dias, de acordo com a Defesa Civil, foi de apenas 0,60mm, pouco mais de 10% do esperado. A última chuva de volume considerável registrada em Vinhedo foi em 28 de julho de 2021.

De acordo com a previsão climática sazonal para agosto, setembro e outubro de 2021, emitida pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), divulgada pelo Comitê da Bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), as chuvas devem se manter abaixo da média no Sudeste nos próximos três meses.

A comissão de enfrentamento à estiagem da Sanebavi tem buscado medidas e fontes alternativas de água, mas o apoio da população nesse período de estiagem é essencial para manter o abastecimento a todos.

Autor: Sanebavi