26 AGO 2021
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Prefeitura de Vinhedo vai readequar toda a malha de transporte público da cidade
Questionário disponível na internet, https://bit.ly/transportevinhedo, aberto a todos os moradores, vai avaliar a prestação dos serviços
A Prefeitura de Vinhedo criou uma comissão, nomeada por decreto municipal, para revisar, aprimorar e garantir qualidade a toda a malha de transporte público do município. A primeira reunião da comissão aconteceu nesta quinta-feira (26). A Secretaria de Transportes e Defesa social também disponibiliza, a partir de hoje, um questionário no link https://bit.ly/transportevinhedo, aberto a todos os usuários de transporte público, para avaliar a prestação dos serviços pela empresa contratada. A participação dos moradores é muito importante.

O questionário será utilizado para fiscalizar a correta prestação de serviços pela empresa Mobilidade Vinhedo (MoV), concessionária responsável pelo transporte público da cidade. As respostas do questionário poderão eventualmente ser utilizadas na remodelação da malha de itinerário de ônibus.

Os itinerários serão analisados e recriados para que as linhas de ônibus possam atender às demandas dos usuários de cada região. A comissão é formada por dois integrantes da Secretaria de Transportes de Defesa Social, um da Secretaria de Negócios Jurídicos e dois integrantes da concessionária de transporte público da cidade, Mobilidade Vinhedo (MoV).

Hoje estão em operação apenas sete linhas de ônibus na cidade. Enquanto duas delas transportam em média 1,2 mil passageiros por dia, outras não chegam a transportar 100 passageiros. “Temos que adaptar a oferta conforme a demanda. Não faz sentido uma linha sobrecarregada e outra vazia. Temos que garantir que todos sejam bem atendidos e com qualidade”, disse o secretário de Transportes e Defesa Social, José Arantes.

O prefeito Dario Pacheco determinou que seja feita uma análise completa da demanda para que as linhas de ônibus percorram os bairros com a regularidade necessária, criando transporte público inteligente e eficiente. “Temos um contrato firmado na gestão passada e estamos trabalhando melhorar esse contrato, regulamentar as ações e criar ordens de serviços para todas as novas linhas, de acordo com as necessidades dos moradores”, explicou o prefeito.

Segundo o diretor de Transportes, Jeferson Torso, a nova concessão foi feita na metade do ano passado, na pandemia de coronavírus. Segundo ele, Vinhedo tinha 11 linhas de ônibus e 17 veículos em operação. Por causa da pandemia, apenas 12 ônibus permaneceram em operação para atender sete linhas. “Na pandemia, durante o isolamento social, caiu para 40 mil o número de passageiros mensais. Hoje, com a retomada das atividades, já temos 70 mil passageiros por mês”, explicou Torso.

O diretor comentou que é necessário reorganizar o transporte para ampliar as linhas e a frota em operação. “Estamos mexendo nas linhas para atender à demanda, mas precisamos de uma reorganização total da malha, promover um equilíbrio inteligente para que as linhas estejam adequadas para todas as regiões”, disse. O contrato assinado no ano passado prevê 11 linhas e 17 veículos para 120 mil passageiros por mês.

Vinhedo tem hoje 70 mil e a estimativa é de que chegue a 90 mil quando a pandemia for superada. Pelo contrato, o município precisa pagar pela diferença do número de passageiros previstos, 120 mil por mês, e dos que efetivamente usam o transporte público. “Estamos negociando e avaliando juridicamente o contrato para que não tenhamos que pagar pelos passageiros que não utilizam o ônibus”, explicou Torso.

Autor: Silvana Guaiume