O primeiro encontro com empresas interessadas em consolidar um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) para a região do Distrito Industrial reuniu nesta terça-feira (31) representantes de 25 empresas, além de autoridades, no Hotel Intercity. Este é o quarto núcleo implementado pela Prefeitura neste ano e outros dois estão em processo de implantação.
Estiveram presentes o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, o Secretário de Transportes e Defesa do Cidadão, Coronel Ricardo Arantes, o Secretário de Indústria e Comércio, Tiago de Paula, o representante da AEVI, Marcos Capellato, e o presidente da Câmara Municipal, Nilton Braguetto.
O objetivo dos núcleos NUPDEC, aprovados em maio pela Câmara Municipal e implantados a partir de agosto, é agregar estruturas para prevenção e combate a ocorrências como incêndios e inundações, promovendo o auxílio mútuo entre vizinhos.
“A integração das brigadas de incêndio das empresas do Distrito Industrial são um passo importante para torná-las ainda mais efetivas. Moradores e administração pública atuam para entender as vulnerabilidades que as regiões enfrentam e as capacidades da própria comunidade para atuar em conjunto prevenindo, mitigando e, se necessário, respondendo às demandas”, explicou o prefeito dr. Dario.
Conforme destacou Maurício Barone, Diretor de Defesa Civil, a iniciativa é um instrumento de segurança relevante. Bombeiros podem demorar até 30 minutos para atender a um chamado, período no qual uma vizinhança bem orientada e treinada pode tomar primeiras ações. Já há três núcleos do tipo em ação em Vinhedo, todos em áreas residenciais: Caixa D'Água, Morada da Lua e São Joaquim.
Para se engajar no NUPDEC da região do Distrito Industrial, as empresas interessadas deverão assinar um termo de voluntariado, disponibilizando sua estrutura já consolidada no Plano de Ação Emergencial (PAE). Depois, terão acesso a reuniões periódicas, planejamento de ações, capacitação, treinamentos e simulados para preparar-se para eventuais crises.
Uma vez estabelecido, a proposta da Defesa Civil é que o NUPDEC do Distrito Industrial evolua para outra estrutura de apoio mútuo mais formalizada. “O primeiro objetivo do NUPDEC é facilitar o contato entre as empresas e que elas possam se ajudar mutuamente. O segundo objetivo é possibilitar a evolução desse auxílio mútuo para outros formatos”, afirmou o Secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Tiago de Paula. Exemplos são o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e a Rede Integrada de Emergência (RINEM), esta já conhecida na região, pois, hoje, o Distrito Industrial recebe apoio de rede vinculada a Jundiaí.
A iniciativa é uma cooperação entre a Prefeitura de Vinhedo, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Associação Empresarial de Vinhedo (AEVI). Empresas interessadas em participar do núcleo poderão entrar em contato com a AEVI para receber mais informações.