Vinhedo é a segunda cidade mais conectada, inteligente e desenvolvida do Brasil entre os municípios com população de 50 a 100 mil moradores, segundo o ranking do Connected Smart Cities, produzido pela consultoria Urban Systems. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (1) e publicado nesta quinta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo. Aponta que a cidade é a primeira colocada em Urbanismo, a segunda em Segurança e a oitava em Economia.
“Esses números são resultado do nosso esforço para elevarmos cada vez mais Vinhedo no caminho do desenvolvimento. Somos uma cidade de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito alto, como nos países desenvolvidos, e estamos empenhados em melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa população, com gestão eficiente, transparência e compromisso com todos os moradores. Vamos tornar Vinhedo cada vez mais forte e sustentável”, disse o prefeito Dario Pacheco.
O Connected Smart Cities é um levantamento das cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis com os princípios de integração, inovação, colaboração, transparência e foco nas pessoas. O ranking é feito, desde 2015, com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, qualificando as cidades mais inteligentes e conectadas do país.
O Ranking Connected Smart Cities coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, segundo estimativa populacional do IBGE em 2020, totalizando 677 cidades, sendo 49 com mais de 500 mil habitantes, 277 com 100 a 500 mil habitantes e 351 com 50 a 100 mil habitantes.
No levantamento geral entre cidades de 50 a 100 mil habitantes, Vinhedo é a segunda cidade mais inteligente do Brasil, do Sudeste e do Estado de São Paulo. Levando em conta todos os municípios do estudo, Vinhedo ocupa a 56ª posição de cidade mais inteligente no Brasil, a 30ª na região Sudeste e a 20ª no Estado de São Paulo.
Segurança
Mais uma vez Vinhedo se destaca no ranking de cidade mais segura do Brasil no estudo da Urban Systems. Ocupa a segunda posição no Brasil e a terceira no Estado entre os municípios com entre 50 mil e 100 mil habitantes. No ranking geral, com todas as cidades de mais de 50 mil moradores, é a terceira cidade mais segura do Brasil e a segunda no Estado de São Paulo.
“Quando o assunto é Segurança Pública, é fundamental levar em consideração as polícias públicas voltadas para as estruturas básicas da cidade, como educação, saúde, habitação, assistência social, enfim, dar as condições necessárias para que o cidadão prospere e, com dignidade, cumpra o seu papel”, disse o secretário de Transportes e Defesa Social, José Arantes.
O secretário acrescentou que o fortalecimento das forças de segurança e a sua atuação de forma inteligente e dinâmica são diferencial importante, mas não devem ser considerados de forma isolada. “Temos que comemorar esse resultado alcançado pela cidade não somente por ter uma excelente estrutura de segurança, mas por ter uma excelente estrutura em todas as áreas de atuação pública”, afirmou.
O recorte de Segurança do Ranking Connected Smart Cities é composto por seis indicadores, um a mais que na edição anterior. O novo indicador de segurança refere-se à existência de sistemas digitais no dia a dia da população, especificamente a existência de Centro de controle e operações. Vinhedo possui monitoramento inteligente e centro de controle de operações.
Economia
No setor Economia, Vinhedo é a oitava melhor cidade do Brasil e terceira no Estado de São Paulo entre as de 50 mil a 100 mil habitantes. Levando em conta todos os municípios do estudo, fica na 17ª posição no Estado e 39ª no Brasil. Índice que mostra a força do município na geração de riqueza e também de empregos.
“Esses estudos e indicadores apontam a pujança e as características vocacionais de nosso Município. Somos fortes economicamente por natureza, aliamos tudo isso e seguimos o rumo do crescimento com trabalho focado nas diretrizes de proporcionar cenários que corroboram para o desenvolvimento econômico como um todo”, afirmou o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Tiago de Paula.
O secretário também apontou a importância do desenvolvimento de diferentes indicadores. “Atuamos na qualidade de vida de nossa gente, na infraestrutura, na educação, no esporte, nas indústrias, no comércio, na agricultura e em todas as frentes, sempre com a participação de todos. O trabalho conjunto é que coloca Vinhedo competitiva e os resultados naturalmente se evidenciam”, disse.
O recorte de Economia do Ranking Connected Smart Cities é composto por 14 indicadores. O eixo de Economia engloba indicadores relativos à renda da população, crescimento econômico de diferentes setores relevantes para a cidade no sentido inteligente, a sustentabilidade econômica do município, a origem da receita e a proporção do número de empregos disponíveis.
Urbanismo
No setor de Urbanismo, Vinhedo é a primeira melhor cidade no Brasil e no Estado entre as cidades com entre 50 mil e 100 mil moradores. No ranking geral, com todos os municípios do estudo, é sexta com melhor urbanismo do Brasil e a quarta em São Paulo.
“A classificação de Vinhedo em 6º lugar é um reconhecimento de que todos os investimentos que a municipalidade tem feito na área de Urbanismo refletem diretamente na vida dos moradores da cidade, pois nos preocupamos em criar espaços e serviços a favor da população, tendo em vista a sustentabilidade ambiental e utilizando novas tecnologias”, disse o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Osvaldo Pizzolato.
O secretário explicou que, para manter esse padrão e qualidade de vida dos vinhedenses, a Prefeitura está realizando a revisão do Plano Diretor Participativo de Vinhedo. “Um instrumento forte e importante do planejamento urbano que serve para orientar o desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana do município aliado a preservação ambiental”, afirmou.
O recorte de Urbanismo do Ranking Connected Smart Cities é composto por 10 indicadores. Impactam na avaliação do desenvolvimento urbano das cidades, no conceito de cidades inteligente, questões básicas de infraestrutura, como a distribuição de água e o atendimento urbano de esgoto, assim inovação dos serviços, pontos de mobilidade e as leis que regem o ordenamento do solo.
O ranking
Segundo a Urban Systems, o conceito de smart cities entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores, como avaliaram os secretários municipais de Vinhedo. Com 75 indicadores avaliados, o Ranking Connected Smart Cities utiliza metodologia que pondera cada informação entre as cidades, a fim de identificar as melhores em cada indicador.
Para o desenvolvimento do Ranking Connected Smart Cities, a Urban Systems utiliza metodologia própria de ponderação de indicadores, denominada de Índice de Qualidade Mercadológica (IQM). O cálculo do Índice Mercadológico permite que se parta de valores específicos de cada informação que variam em natureza, complexidade e unidades de medida, para se chegar a valores ponderados que podem ser analisados em uma mesma equação.