19 OUT 2021
CULTURA
Carcaças de ‘vagões fantasmas’ começam a ser retiradas do terreno da Estação Ferroviária de Vinhedo
A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) está removendo a carcaça de três antigos vagões queimados ao lado da Estação Ferroviária de Vinhedo, a pedido da Prefeitura. A retirada é uma solicitação antiga dos moradores da cidade. Parte do material será descartada como sucata porque não tem mais utilidade e parte será recuperada e reaproveitada pela ABPF em outras composições.

“Com o projeto Expresso Vale das Frutas, pudemos nos aproximar da ABPF para fazer a solicitação de retirada dos vagões, que estavam abandonados e não tinham mais condições de aproveitamento em Vinhedo. O prefeito dr. Dario (Dario Pacheco) falou diretamente com os representantes das empresas para que o material fosse removido e foi atendido”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto. Segundo ele, os “vagões queimados” devem ser retirados até o fim do mês e o apoio do Conselho Municipal do Turismo foi muito importante nessa ação.

Os vagões foram trazidos a Vinhedo há 14 anos. Eles deveriam ter sido restaurados para permanecer em exposição ao lado da Estação Ferroviária. Sete anos depois, os vagões foram incendiados em frequentes atos de vandalismo e ficaram apenas as carcaças. Renato explicou que as carcaças não tinham mais condições de uso devido ao estado de deterioração em que se encontravam.

A Secretaria de Cultura e Turismo está promovendo um estudo para recuperação e restauração da Estação Ferroviária, que no ano passado passou por uma reforma emergencial. Depois de finalizado o estudo, a Secretaria vai buscar recursos para viabilizar a restauração.

Autor: Silvana Guaiume