A medida foi determinada pelo prefeito Jaime Cruz e tem origem em demanda apresentada pela vereadora Flávia Bitar, que apresentou uma minuta de projeto
A Prefeitura de Vinhedo enviará em breve ao Poder Legislativo um projeto de lei com o objetivo de instituir no município o Mês Lucas Begalli Zamora, período, inicialmente previsto como o mês de setembro, de incentivo sobre a importância do curso de primeiros socorros nas escolas públicas e particulares de ensino básico da cidade.
Durante todo o mês, deverão ser realizadas ações de conscientização e capacitação dos professores e alunos das redes públicas e privadas de ensino para exercerem os primeiros socorros. A medida foi determinada pelo prefeito Jaime Cruz e tem origem em demanda apresentada pela vereadora Flávia Bitar, que apresentou uma minuta de projeto.
Propostas neste sentido receberam a denominação de ‘Lei Lucas Begalli’ em função de, em 29 de setembro de 2017, o estudante Lucas, de uma escola de Campinas, ter ido para Cordeirópolis em um passeio programado pelo colégio. Durante uma refeição, Lucas se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro-quente. O menino chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e levado para hospital, mas morreu dois dias depois.
Para os familiares do garoto, que era cadeirante, o que ocorreu foi uma fatalidade que poderia ter acontecido com qualquer outra pessoa, mas que poderia ter sido evitada se houvesse alguém capacitado por perto.