Divisão em setores vai garantir melhor controle da pressão nas redes além do isolamento parcial durante as manutenções no sistema
A Sanebavi vai dar início, na próxima semana, à implantação da setorização na rede de distribuição de água tratada no Condomínio Marambaia. A obra vai corrigir a alta pressão existente na rede que abastece o local e resulta no rompimento e fissuras na tubulação, gerando grande perda da água potável do sistema de abastecimento.
O projeto e o cronograma com as etapas de execução da obra foram apresentados pela Sanebavi aos representantes do Marambaia na manhã desta segunda-feira (8). A implantação do Setor Marambaia em Zonas de Pressão consiste no seccionamento da tubulação que fornece a água tratada para o condomínio e na instalação de válvulas redutoras de pressão, que vão garantir maior controle da pressão nas redes, reduzindo a quantidade de rompimentos e vazamentos.
A divisão em setores menores também facilita o gerenciamento e controle operacional do sistema, permitindo desligar trechos estratégicos sempre que houver necessidade de manutenções, evitando que todo condomínio fique sem água durante os reparos. “Com a setorização, em caso de ocorrência de vazamento é possível isolar apenas uma pequena região afetada, sem a necessidade de suspender o fornecimento de água a todos os condôminos”, explicou o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.
Spina destacou que o objetivo fundamental nesse trabalho é promover a diminuição das perdas de água tratada. “A redução de perdas é nossa prioridade, uma vez que município de Vinhedo apresenta um índice de perdas reais de aproximadamente 30%. Isso corresponde ao volume de água que não é consumido por ser perdido em vazamentos no percurso da ETA (Estação de Tratamento de Água) até os imóveis. Estamos trabalhando em diversas frentes para minimizar esse percentual e a implantação do Setor Marambaia vai contribuir muito para nos aproximar desse objetivo”, disse.
O superintendente reforçou a importância da preservação. “Como todos sabem, a preservação da água é fundamental, visto que a cada ano esse bem tão valioso tem se tornado mais escasso e ações como a setorização, que visa o combate às perdas, são essenciais e urgentes para o município”, disse Spina.
A reunião contou com a participação do síndico e do engenheiro do condomínio, Nilson Costa Peres Júnior e Luiz Carlos Mathion, do superintendente da Sanebavi, da engenheira da autarquia Adriana Correa, além dos representantes da empresa contratada para o trabalho, engenheiros Guilherme Palaro e Thais Foffano.
As obras de implementação do Setor Marambaia estão previstas para serem concluídas em 12 meses e serão executadas com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), no valor de R$ 1.942.723,09 com contrapartida de R$ 453.237,29 da Sanebavi.