17 NOV 2021
Vinhedo realiza ao menos 25 viagens diárias de transportes de pacientes
Moradores são transportados para receber tratamento ou realizar procedimentos em cidades como Campinas, São Paulo, Jundiaí e Barretos
A Prefeitura de Vinhedo realiza ao menos 25 viagens diárias de transportes de pacientes de Vinhedo para receber tratamento ou realizar procedimentos em cidades como Campinas, São Paulo, Jundiaí e Barretos. São no mínimo 110 viagens semanais, com uma agenda de dias e horários fixos, além das viagens que precisam ser realizadas eventualmente e de transportes dentro de Vinhedo. Entre 70 e 100 pacientes são transportados por dia de Vinhedo para outras cidades, cerca de 2,1 mil moradores a cada mês.

A cidade dispõe de frota de 20 veículos para transportes de pacientes e serviços internos, dois deles em manutenção, e 21 motoristas. Vinhedo dispõe ainda de nove ambulâncias e 27 motoristas de ambulância.

Campinas e Jundiaí são as cidades com maior frequência de viagens. São três por dia, todos os dias, para o Hospital das Clínicas da Unicamp, três para o Hospital Celso Pierro da Puc-Campinas, três para o Hospital de Jundiaí e uma para hospital em São Paulo, somando 50 viagens por semana. Esses roteiros têm horários fixos pré-definidos e os pacientes são encaixados nesses horários para que todos possam ser atendidos. O horário de retorno a Vinhedo leva em conta a demanda do grupo.

O veículo apenas retorna à Vinhedo quando todos os pacientes tiverem realizado seus procedimentos, por isso, pode haver situação em que um paciente precisa esperar até que os demais sejam atendidos para que todos voltem para suas casas. “É uma logística complexa que envolve pacientes, parentes desses pacientes que os acompanham, motoristas, veículos. Mas temos um trabalho que é destaque em toda a região. Nosso sistema de transportes de pacientes a outras cidades é referência”, afirmou o secretário de Saúde, Milton Ribolli.

O secretário explicou que o tratamento primário de saúde é realizado no município, como consultas com clínico geral, ginecologistas, ortopedistas, pediatras e outras especialidades. Procedimentos e exames do atendimento básico também são feitos na cidade. Os chamados exames e tratamentos de média e alta complexidade, porém, são realizados pelo Estado e pelo Ministério da Saúde, que coordenam uma rede de hospitais que atendem moradores de todos os municípios. Entre esses atendimentos de média e alta complexidade estão, por exemplo, oncológicos, cardiológicos, hepáticos e renais.

“Aos municípios cabe o tratamento básico, primário. Os casos complexos têm hospitais de referência, como os de Campinas e Jundiaí, que atendem a região e são coordenados pelo governo estadual, através da Secretaria Estadual de Saúde e do Departamento Regional de Saúde do Estado (DRS), que na nossa região fica instalado em Campinas para atender 42 cidades, inclusive Vinhedo, e organizar atendimentos e pacientes de média e alta complexidade nos hospitais aptos para realizar esses atendimentos”, explicou o secretário.

Além das viagens diárias aos hospitais de maior demanda, que são das Clínicas, Celso Pierro e de Jundiaí, há horários fixos de transporte para o Hospital Irmãos Penteado, em Campinas, que somam no mínimo 23 viagens por semana, e ao menos 38 viagens semanais, também com horários fixos, para tratamentos de hemodiálise em Jundiaí, Valinhos e Bragança Paulista. Há ainda agendamentos para diversos municípios como Sumaré, Piracicaba, Ribeirão Preto, Barretos e Bauru, nos horários de 3h, 5h e 6h, conforme a demanda de pacientes.

“O transporte para atendimentos em outras cidades não é individual, é um transporte coletivo, com vários pacientes por dia, por isso há horários fixos de saída e de retorno, para que todos possam ser atendidos”, reforçou o secretário.

Ribolli acrescentou que os motoristas também realizam serviços internos diários como esterilização de materiais odontológicos, transportes de malote, coletas de exames dentro do município, coletas de exames para o Adolfo Lutz em São Paulo, transporte de documentos, atendimentos do programa PAMDa (pacientes adultos acamados) e da Vigilância Sanitária. “Há uma grande demanda de atendimentos e pacientes diária, tudo organizado para que todos sejam atendidos”, concluiu o secretário.

Autor: Silvana Guaiume