19 NOV 2021
Prefeitura de Vinhedo celebra Dia da Bandeira nas escolas e no prédio central
Execução do Hino à Bandeira aconteceu sob chuva fraca em frente à Prefeitura com participação do prefeito, secretários e servidores
A Prefeitura de Vinhedo celebrou hoje o Dia da Bandeira, com a execução do Hino à Bandeira que aconteceu nas escolas da Rede Municipal de Educação e no prédio da Prefeitura nesta sexta-feira, 19 de novembro. A homenagem foi realizada nas unidades educacionais e em frente ao prédio da Prefeitura. A bandeira brasileira foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.

A programação da homenagem nas unidades de ensino municipais de Vinhedo foi organizada pelas próprias escolas, com participação de alunos, professores e profissionais da educação. Em frente ao prédio da Prefeitura, o Hino à Bandeira foi executado por volta de meio-dia, sob chuva fraca, com participação do prefeito Dario Pacheco, secretários e servidores municipais.

As bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Vinhedo foram hasteadas até o topo para a execução do hino e depois foram colocadas a meio mastro em homenagem aos mortos pela pandemia.

“Nossa bandeira é o símbolo da liberdade, da democracia e dos direitos humanos. Essa homenagem marca nosso compromisso com a administração municipal baseada em transparência, no respeito ao nosso povo, ao compromisso com a igualdade social e com o desenvolvimento sustentável de nossa cidade”, afirmou dr. Dario.

República

A bandeira marca a transição do Império para a República e foi apresentada no dia 19 de novembro. O losango amarelo e o quadro verde já faziam parte da bandeira do Império. Com a República, o desenho foi refeito, com redimensionamento do losango amarelo e substituição do símbolo de armas pela esfera azul, que recebeu o lema de orientação positivista, Ordem e Progresso, em letras verdes dentro de uma faixa branca.

Na esfera azul, foram adicionadas estrelas, que representam os estados brasileiros. A posição de cada estrela foi definida por lei e corresponde ao céu do Rio de Janeiro observado no dia 15 de novembro de 1889 às 8h30.

Os autores da Bandeira Nacional foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. A mais recente modificação feita na bandeira brasileira foi no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas quatro novas estrelas, representando os estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins. O Hino à Bandeira foi criado por Olavo Bilac e apresentado em 1906.

Autor: Silvana Guaiume