13 JAN 2022
Prefeitura de Vinhedo presta contas das ações realizadas em Educação
Iniciativas foram realizadas em 2021 para oferecer educação de qualidade aos moradores

A Prefeitura de Vinhedo divulga uma série de ações adotadas em 2021 pela administração municipal para prestar contas aos moradores sobre as iniciativas realizadas para oferecer educação de qualidade aos moradores. O ano passado foi o ano da retomada gradativa das aulas presenciais com todos os cuidados necessários, devido à pandemia, do uso de tecnologia no ensino e aprendizagem e de projetos para fortalecer a educação municipal.

Plano de retomada de aulas presenciais

Uma força-tarefa foi mobilizada para garantir segurança aos alunos da Rede Municipal na retomada gradativa das atividades presenciais. Foram adquiridos materiais e equipamentos, além do treinamento dos profissionais da Educação para receber as crianças com todo o cuidado necessário.

Maior representatividade dos profissionais na Educação

Foi realizada reestruturação administrativa para fortalecer a representação dos profissionais de educação no processo de formação dos alunos aprendizes e cidadãos.

Contratação de professores
Novas contratações foram realizadas para suprir a necessidade de professores na rede municipal e oferecer qualidade de ensino e aprendizado aos estudantes.

Aquisição de computadores para ensino eletrônico
Aquisição de equipamentos eletrônicos para facilitar o atendimento aos estudantes no ensino remoto, máquinas que continuam sendo utilizadas na educação presencial, com a informatização dos processos de ensino e aprendizado.

Ampliação da rede wi-fi nas escolas
Escolas com internet rápida para oferecer recursos de aprendizado e conhecimento eletrônico aos estudantes, dentro de uma nova proposta de educar.

Criação de canais e salas de aulas virtuais de educação
Durante o ensino remoto e na fase de transição para o presencial, a Educação disponibilizou ferramentas virtuais para facilitar o aprendizado dos alunos na pandemia. Sete mil novas contas de e-mails foram criadas nesse processo.

48 cursos de formação para os profissionais
Os profissionais de Educação de Vinhedo participaram de 48  diferentes cursos de formação para aprimorar conhecimentos e entregar mais qualidade de ensino aos alunos.

Escolas Criativas
Vinhedo é um das 10 escolas do Brasil selecionadas para integrar o Programa Escolas Criativas para aprimorar a qualidade do ensino e ampliar o interesse dos alunos pelo conhecimento.

Programa Educar com Ação
Em parceria com outras secretarias, órgãos e instituições, os profissionais levaram os alunos para aprender em diversos eventos, como palestras e exposições de artes.

Educação especial com atividades individuais
Fortalecimento das ações pedagógicas para alunos que precisam de atenção especial. A Educação criou novos processos para atender cada um dos alunos com deficiência.

Outras ações:
Distribuição de kits de alimentação para os alunos da Rede Municipal
Novo formato de processo de atribuição de aulas
Suporte técnico aos funcionários para utilização de equipamentos digitais
Produção de mídias para aulas remotas, conteúdo disponibilizado no Youtube
Realização do 3º Festival de Invenção e Criatividade (FIC)
Participação do Gabinete Itinerante do Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Organização do II Seminário Interinstitucional Educação e Infância
Realização do Congresso de Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia
Organização e execução do projeto Currículo em Ação para construir as Diretrizes Curriculares Municipais
Ações pedagógicas na pandemia
Atividades em comemoração à Semana da Pátria