29 MAR 2022
EDUCAÇÃO
Ação da Secretaria de Educação de Vinhedo reúne famílias de alunos para construir projeto pedagógico
Movimento garante que a comunidade escolar tenha voz para dar sua opinião em busca de uma educação participativa e democrática
A Secretaria de Educação de Vinhedo reuniu famílias de estudantes de 36 escolas da Rede Municipal no sábado (26) para debater a construção de um projeto educacional com a participação das comunidades. As reuniões aconteceram durante todo o mês de março, sempre aos sábados, nas Unidades Educacionais, dentro da ação Projeto Político Pedagógico (PPP) em Movimento. O resultado desses encontros será colocado em prática nas salas de aulas.

“A participação das famílias é muito importante. O movimento garante que a comunidade escolar tenha voz para dar sua opinião e também para construir em conjunto um documento que tenha relação com as pessoas que compõem cada comunidade, visando uma educação para todos, participativa e democrática”, afirmou a secretária de Educação, Rogéria Nicoletti.

Em algumas unidades, as equipes gestoras estão realizando nos encontros uma avaliação institucional da escola, na qual pais, professores e funcionários votam e opinam sobre vários aspectos como infraestrutura, planejamento, formações dos educadores, bem-estar e saúde, mobiliários, atividades e propostas educacionais. Essas informações auxiliarão na construção do documento, que será executado no decorrer do ano letivo.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é exigido por lei, elaborado de forma democrática e participativa com os alunos, famílias e profissionais e deve estar presente em todas as unidades. Desde o início do ano, as supervisoras de Educação de Vinhedo estão realizando formações com as equipes gestoras para instruí-los sobre a execução do PPP. Há um roteiro com informações obrigatórias do documento, porém, cada unidade tem autonomia para produzir sua versão.

Após as formações com as supervisoras, as equipes levam para o grupo os apontamentos e também realizam questionários, formulários, pesquisas, avaliação diagnóstica e entrevistas, para verificar quais são os objetivos da escola e, assim, elaborar o plano de ação para ser desenvolvido durante o ano com as características da comunidade escolar e do bairro.

As formações iniciaram em janeiro e têm previsão de serem finalizadas em abril. Em maio, as equipes gestoras apresentarão o documento para a equipe da Secretaria de Educação e para as famílias dos alunos. A Secretaria irá supervisionar a execução do plano de ação no decorrer do ano.

Autor: Silvana Guaiume