29 ABR 2022
SANEAMENTO
Sanebavi  realiza novas obras de setorização para redução de perdas de água
Divisão em setores vai garantir melhor controle da pressão nas redes além do isolamento parcial durante as manutenções no sistema
A Sanebavi prossegue com a implantação da setorização nas redes de abastecimento de água no condomínio Marambaia.  O superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina, e a engenheira Adriana Correa estiveram esta semana no local, acompanhando os trabalhos de instalação das redes de reforço que integram o projeto de melhorias.

A setorização do Marambaia vai permitir o gerenciamento e controle das pressões nas tubulações, promovendo o equilíbrio da vazão e maior eficiência no sistema de distribuição. Com a adequação, o número de rompimentos em consequência de altas pressões vai diminuir consideravelmente, reduzindo também o índice de perdas de água potável do sistema público.

“A redução de perdas é nossa prioridade, uma vez que município apresenta um índice de aproximadamente 30% de perdas reais. Isso corresponde ao volume de água que não é consumido por ser perdido em manutenções e vazamentos no percurso da ETA (Estação de Tratamento de Água) até os imóveis. A Sanebavi está trabalhando em diversas frentes para minimizar esse percentual, uma delas é a implantação do Setor Marambaia, que vai contribuir muito para esse objetivo”, afirmou Jaderson Spina.

O trabalho de setorização consiste no seccionamento da tubulação que fornece a água tratada para o condomínio e na instalação de válvulas redutoras de pressão (VRPs) que uniformizam a vazão e controlam a pressão nas redes. No caso do Marambaia, que possui aproximadamente 65 quilômetros de rede, o sistema hidráulico será divido em 13 setores, de acordo com os estudos do projeto.

Com setores menores, o gerenciamento e o controle operacional ficarão mais eficazes, permitindo desligar trechos estratégicos sempre que houver necessidade de manutenções, evitando que todo condomínio fique sem água durante os reparos. “Com a setorização, em caso de ocorrência de vazamento é possível isolar apenas uma pequena região afetada, sem a necessidade de suspender o fornecimento de água a todos os condôminos, como acontece atualmente”, explicou Spina.

A obra está em fase de implantação das redes de reforço para melhoria da vazão aos pontos altos em que há dificuldade de chegada da água para distribuição. Aproximadamente 6 quilômetros de redes complementares serão instaladas conforme a necessidade, tendo em vista a topografia irregular do condomínio. A implementação do Setor Marambaia está prevista para ser concluída até o final deste ano. A obra está sendo executada por meio de recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), no valor de R$ 1.942.723,09 com contrapartida de R$ 453.237,29 da Sanebavi.

Autor: Sanebavi