27 JUN 2022
EDUCAÇÃO
Matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Vinhedo acontece de 11 a 22 de julho
1º termo (1º ano do Ensino Médio) da EJA passará a ser coordenado pelo Estado e matrículas devem ser feitas na Escola Estadual Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben.
O período para matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) acontecerá de 11 a 22 de julho. Os interessados em cursar o Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II deverão procurar a Escola Municipal Integração (CMES), no Centro, ou a Escola Municipal (EM) Professor André Franco Montoro, no bairro Capela. Já os interessados em cursar 1º termo (1º ano do Ensino Médio) na EJA, devem se matricular na Escola Estadual Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben, no bairro da Capela.

A partir deste ano, os alunos do 1º termo da EJA Ensino Médio serão atendidos exclusivamente pela Rede Estadual, uma vez que o Novo Ensino Médio é de competência do governo do Estado, com carga horária aumentada para 1 mil horas e com novos itinerários formativos, que agregam disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo. A definição aconteceu após reunião, realizada no início do mês, com equipe da Diretoria Regional de Ensino de Campinas Oeste.

Neste ano, o 1º termo (1º ano do Ensino Médio) na EJA será atendido somente pela escola Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben, no bairro da Capela, porque não há quantidade de alunos para abertura de sala na região central e as classes não podem ser multisseriadas. Os alunos moradores de outros bairros, que precisarem de transporte, devem procurar a escola para mais informações.

“As adequações não causarão impacto a professores ou alunos e todas as ações foram pensadas com participação da Diretoria Regional, Secretaria Municipal de Educação e das Diretoras das Escolas Municipais”, explicou a secretária de Educação de Vinhedo, Rogéria Nicoletti.

Na EJA, para cursar o Ensino Fundamental a idade mínima é de 15 anos e para se matricular no 1º termo do Ensino Médio, o interessado deve ter 18 anos completos, conforme legislação.

Rogéria explicou que a transferência da EJA do Ensino Médio para o Estado será gradativa, a partir das novas turmas. Quem já está cursando o 2º e 3º ano da EJA do Ensino Médio nas escolas municipais continuará o curso até a formação. Segundo a secretária, os três anos do Ensino Médio são realizados em três semestres para quem participa da EJA. Hoje Vinhedo tem cerca de 200 alunos cursando a EJA Ensino Médio.

“Nenhum aluno da EJA do Ensino médio ficará sem atendimento. A única diferença é que as novas matrículas para o 1º termo serão feitas em escola do governo estadual, a partir do próximo semestre, e não mais na Rede Municipal. Os alunos interessados poderão se matricular normalmente e cursar a EJA na Escola Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben. A EJA do Ensino Fundamental, assim como as escolas regulares do Ensino Fundamental, continuam sendo municipal, como determina a legislação”, afirmou a secretária de Educação.

Mudança

Com a nova reformulação do Ensino Médio no Brasil, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo vai transferir gradativamente, a partir deste ano, a EJA do Ensino Médio para o Estado, como já ocorre em todos os municípios da região e conforme determina a Constituição Federal. A medida atende orientação da Diretoria Regional de Ensino (DRE) para que a EJA do Ensino Médio de Vinhedo seja incluída nos novos parâmetros educacionais do MEC, definidos em 2018.

Municipalização do ensino

Na municipalização do Ensino Fundamental 1 e 2 realizada em todo o País em 1998, a cidade também “abraçou” a EJA do Ensino Médio, conforme relatou a secretária, embora o Ensino Médio seja responsabilidade do Estado. Com as mudanças definidas em 2018, que exigiu novas formações dos professores estaduais, a EJA do Ensino Médio de Vinhedo será transferida para o Estado. Rogéria explicou que a Secretaria Municipal de Educação continuará fornecendo merenda e transporte para esses alunos.

Unidades educacionais que oferecem vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA):

1º termo (1º ANO DO ENSINO MÉDIO)
Escola Estadual Maria do Carmo Ricci Von Zuben
Rua Nossa Senhora de Lourdes, 110 - Capela

ENSINO FUNDAMENTAL I E II:
Escola Municipal Professor André Franco Montoro
Endereço: Rua Juliana Von Zuben Degelo, s/nº, Jardim Von Zuben