13 JUL 2022
SANEAMENTO
Decreto de Operação Estiagem de Vinhedo define regras para evitar desperdício de água
Moradores devem fazer uso consciente da água para garantir abastecimento no período da estiagem
A baixa oferta hídrica registrada nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), resultado da falta de chuva, continua afetando o abastecimento em toda a região. Desde 2017 as chuvas estão ocorrendo 20% abaixo do esperado na cabeceira dos rios PCJ, que abastecem Vinhedo, toda a região de Campinas e Piracicaba. Neste cenário, a Sanebavi deu início ao plano de ações para o enfrentamento à escassez com o novo Decreto da Operação Estiagem, que entra em vigor nesta quarta-feira (13).

O documento, elaborado para minimizar os impactos da seca e preservar o volume das reservações, estabelece proibição ao uso irracional da água tratada e prevê sanções ao desperdício do sistema público e de fontes privadas em Vinhedo. O objetivo da Sanebavi é poupar ao máximo os recursos durante o período de baixa disponibilidade hídrica para evitar que o município sofra com o desabastecimento.

Segundo dados da equipe técnica do Consórcio PCJ, no mês de junho as chuvas foram 59,8% abaixo da média histórica em toda a bacia hidrográfica. O índice pluviométrico médio do último mês foi de 20,14 milímetros (mm), quando o esperado seria de 50,14 mm. Esse comportamento tem sido verificado em todos os meses de 2022, a exceção apenas de janeiro, quando as chuvas foram acima da média.

A queda acentuada das precipitações repercute na vazão dos mananciais. O Sistema Cantareira, principal reserva de água das Bacias PCJ, apresenta, atualmente, 39,7% de volume útil reservado, saindo da faixa de atenção para a de alerta, e as previsões para os próximos meses é de queda contínua desse volume devido à pouca ocorrência de chuvas, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar.

Seca severa

O período de estiagem tem se intensificado colocando os municípios em alerta para a possibilidade de uma seca ainda mais severa para todo Estado de São Paulo em 2022. Com expectativa de poucas chuvas para este trimestre, média de 47 milímetros de precipitação conforme previsão, e com os históricos de vazões dos rios abaixo da média, o Decreto da Operação Estiagem foi publicado em Vinhedo em 8 de julho.

“É necessário armazenar o maior volume possível de água e promover a recuperação dos mananciais para garantir a oferta de água aos moradores. O risco de dificuldades no abastecimento e a possibilidade de uma nova crise hídrica não estão descartados, mas estamos trabalhando para que a população sofra o menos possível durante a estiagem”, afirmou o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.

Com o Decreto da Estiagem 2022, moradores de Vinhedo ficam proibidos de utilizar água para finalidades que não sejam essenciais, entre elas aguar gramados ou jardins, manter abertos ou ligados indevidamente torneiras, caixas d’água, reservatórios ou mangueiras que desperdicem água de forma contínua, assim como lavar veículos, calçadas, ruas, varandas, pátios ou quintais. Cidadãos que não respeitarem as restrições serão multados com o valor do preço público da ligação de água, hoje equivalente a R$ 578,58. Em caso de reincidência, a multa será dobrada.

Pelo decreto, a autarquia também fica autorizada a requisitar recursos hídricos particulares e de imóveis que possuam lagos, nascentes e outras formações aquíferas superficiais ou subterrâneas que possam ser utilizadas para a captação, a fim de amenizar o déficit dos mananciais e garantir o abastecimento da cidade em caso de agravamento da estiagem. “É fundamental o apoio da população com a economia de água, somando forças às nossas ações, para que juntos possamos enfrentar a seca”, afirmou Spina.

Chuvas abaixo da média

Apesar das chuvas registradas em janeiro de 2022, que ficaram 22% acima do esperado para o período, os meses seguintes de fevereiro a junho registraram chuvas bem abaixo das previsões, 48% menor, prejudicando a recuperação dos principais mananciais das Bacias PCJ.

A previsão nos próximos meses é a continuidade de incidência do La Niña, com chuvas entre 20% e 40% abaixo da média histórica nas regiões Sul e Sudeste. Até julho, o ano de 2022 registrou, no acumulado, 27% menos chuva do que o esperado.

Ações realizadas

A Prefeitura de Vinhedo e a Sanebavi estão realizando uma série de ações e obras para ampliar a oferta de água em Vinhedo. Uma nova represa foi adquirida este ano, a primeira depois de 43 anos sem nenhum investimento em reservação de água bruta. Estudos de batimetria e sondagem estão sendo realizados para ampliar a capacidade da Represa 1. Dois novos reservatórios de água tratada serão construídos.

Obras de ampliação e modernização da captação do Rio Capivari tiveram início esta semana, o que vai ampliar a capacidade de captação de água e de reservação no local. Também foram realizadas manutenção e reativação dos poços profundos da cidade e em breve será construída a adutora do Bom Jardim.

Foram realizadas ainda, obras de setorização no condomínio Marambaia para diminuição da pressão nas redes e consequente perda de água tratada, troca de hidrômetros com mais de cinco anos, contratação de empresa especializada para estudos de macrodrenagem que subsidiará projetos para a construção de novas represas e ampliação das existentes e revisão do Plano Diretor para a preservação de regiões hídricas produtoras de água, transposição do poço profundo do Distrito Industrial para ETA 1 para abastecer a população e o projeto da nova adutora do Rio Capivari, entre outras ações.

Autor: Sanebavi/Silvana Guaiume